Telemóveis e tablets são 41% das receitas do Facebook com publicidade

Há um ano, a empresa praticamente não fazia dinheiro nestes dispositivos.

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A empresa está a conseguir rentabilizar os dispositivos móveis Dado Ruvic/Reuters

Ao todo, o Facebook fez cerca de 1600 milhões de dólares (1200 milhões de euros) com anúncios, o que representa 88% das receitas. O restante é conseguido essencialmente com as taxas cobradas pelo processamento de pagamentos para empresas que distribuem jogos dentro do Facebook e nos quais os jogadores podem fazer compras.

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Ao todo, o Facebook fez cerca de 1600 milhões de dólares (1200 milhões de euros) com anúncios, o que representa 88% das receitas. O restante é conseguido essencialmente com as taxas cobradas pelo processamento de pagamentos para empresas que distribuem jogos dentro do Facebook e nos quais os jogadores podem fazer compras.

Quando entrou em bolsa em Maio do ano passado, o Facebook afirmou que praticamente não fazia dinheiro com anúncios em telemóveis e tablets, precisamente o tipo de aparelhos cuja utilização para aceder à rede social tem vindo a crescer. As dúvidas sobre a capacidade de rentabilizar estes utilizadores têm ensombrado as perspectivas da empresa desde então.

“Em breve, teremos mais receitas no móvel [telemóveis e tablets] do que no desktop [computadores]”, afirmou o director executivo, Mark Zuckerberg, na apresentação dos números aos analistas.

Nesta semana, o Facebook revelou ainda que 100 milhões de pessoas usam a aplicação da rede social para telemóveis básicos, um projecto lançado há dois anos e que visa conseguir utilizadores nos países em desenvolvimento, onde os smartphones não são comuns.

O Facebook comunicou também lucros de 562 milhões de dólares no trimestre passado. No mesmo período de 2012, tinha registado prejuízos de 743 milhões, embora estes tenham sido provocados pelos custos da operação de entrada em bolsa.

Nesta quinta-feira, na sequência do anúncio, as acções no índice nova-iorquino Nasdaq dispararam. À hora de escrita deste artigo estavam a valorizar perto de 24%, para valores a rondar os 32,8 dólares.

De acordo com a empresa, 699 milhões de pessoas usam o Facebook todos os dias e a plataforma tem um milhão de anunciantes activos.