Marketing Digital ganha espaço nas empresas

Estudo do IPAM – The Marketing School revela forte necessidade das organizações nesta área.

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DECO analisou sites de companhias low cost Nelson Garrido

O marketing digital não é mais do que o marketing tradicional, mas utilizando novas plataformas, como a Internet ou o móvel. “O consumidor, de uma maneira voluntária ou involuntária, está no digital, e através do seu comportamento podemos aferir as suas necessidades de uma forma mais precisa. Por conseguinte, conseguimos formular com maior precisão o melhor argumento para cada pessoa.”

Filipe Carrera defende que todas as empresas se devem focar num pilar, o consumidor: “Se o consumidor não frequenta as redes sociais, não fará muito sentido aumentar a presença da marca neste meio. Caso o meu consumidor utilize o Google para chegar ao meu produto, faz todo o sentido que se direcione os esforços da organização para esta plataforma. Este é um dos maiores problemas em Portugal, uma vez que em grande parte dos casos os consumidores estão lá e as empresas não”.

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O marketing digital não é mais do que o marketing tradicional, mas utilizando novas plataformas, como a Internet ou o móvel. “O consumidor, de uma maneira voluntária ou involuntária, está no digital, e através do seu comportamento podemos aferir as suas necessidades de uma forma mais precisa. Por conseguinte, conseguimos formular com maior precisão o melhor argumento para cada pessoa.”

Filipe Carrera defende que todas as empresas se devem focar num pilar, o consumidor: “Se o consumidor não frequenta as redes sociais, não fará muito sentido aumentar a presença da marca neste meio. Caso o meu consumidor utilize o Google para chegar ao meu produto, faz todo o sentido que se direcione os esforços da organização para esta plataforma. Este é um dos maiores problemas em Portugal, uma vez que em grande parte dos casos os consumidores estão lá e as empresas não”.

O IPAM, instituição de ensino superior privado portuguesa, realizou um estudo que analisa o modo como as empresas utilizam as ferramentas de marketing digital em Portugal. O projecto tentou descobrir os meios de promoção de produtos e serviços com maior percentagem de implementação junto do consumidor português. “Queríamos mostrar não só aos nossos alunos mas também à sociedade o estado dessa área”, disse Filipe Carrera, responsável pelo estudo.

Concluiu-se que o Facebook lidera a preferência das empresas nacionais, sendo a rede social mais utilizada (36%). Já o LinkedIn, rede social profissional, e o Youtube, rede de partilha de vídeos online, estão empatados (19%). “Muitas empresas julgam possuir uma estratégia de marketing digital. Porém, acabamos por descobrir que o documento conceptual não existe, está apenas na cabeça dos empresários”, afirmou Filipe Carrera. “Existem acções pontuais, sim, mas são concretizadas normalmente por pessoas que não possuem uma formação específica.”

O estudo revelou ainda que quase metade das organizações (42%) pretende aumentar o investimento em acções de Marketing Digital, enquanto 63% das empresas antevê o aumento das necessidades de profissionais de marketing digital por parte do mercado.