Agência do ambiente volta a divulgar índice da qualidade do ar

Previsão tinha sido suspensa em Junho do ano passado.

Foto
O índice permite acautelar os efeitos da poluição na população Pedro Cunha

Na última semana, devido às temperaturas elevadas, sucederam-se, em várias regiões do país, as situações em que as concentrações de ozono ultrapassam o limiar que obriga a informar a população, por terem consequências para a saúde.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na última semana, devido às temperaturas elevadas, sucederam-se, em várias regiões do país, as situações em que as concentrações de ozono ultrapassam o limiar que obriga a informar a população, por terem consequências para a saúde.

Neste caso, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) emitem comunicados que "pretendem salvaguardar, no contexto do princípio da precaução, o dever de informação à população", como lembra a APA, em resposta a questões da agência Lusa.

Apesar da previsão dos dados da qualidade ter sido suspensa, manteve-se também a informação sobre o índice de qualidade do ar, resultante dos dados recolhidos nas estações de monitorização.

A previsão agora retomada é baseada nos modelos de qualidade do ar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Aveiro e recorre aos dados observados de poluentes do dia anterior, refere a APA. Quando ocorreu a suspensão, a APA limitou-se a apontar "questões processuais" como justificação.

A previsão da qualidade do ar possibilita alertar a população para os dias de qualidade do ar fraca a má e advertir para os riscos associados e precauções a tomar, tendo como destinatários a população em geral, mas principalmente os grupos mais sensíveis, ou seja, crianças, idosos e doentes respiratórios.

Com estes elementos, é possível tomar medidas preventivas, beber mais líquidos e controlar a exposição, evitando zonas mais poluídas como, por exemplo, áreas de maior tráfego automóvel.

O sistema actual consiste na previsão diária das concentrações do ozono troposférico e de partículas em suspensão, poluentes atmosféricos que levantam mais preocupações.