Hélder Reis e Joaquim Pais Jorge são os novos secretários de Estado nas Finanças

A tomada de posse irá ocorrer esta terça-feira, às 17h.

Foto
Previsões de Maria Luís Albuquerque voltaram a ser colocadas em causa. Miguel Manso

A tomada de posse irá ocorrer esta terça-feira, às 17h, em conjunto com a nova ministra, anunciou a Presidência da República na sua página de internet.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A tomada de posse irá ocorrer esta terça-feira, às 17h, em conjunto com a nova ministra, anunciou a Presidência da República na sua página de internet.

Para a secretaria de Estado do Orçamento vai Hélder Reis, que substitui Luís Morais Sarmento. Hélder Reis era até agora director no Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), a entidade que no Ministério das Finanças é responsável pelas previsões económicas e pela definição da estratégia financeira e orçamental.

Este responsável foi recentemente nomeado para um cargo não executivo na administração da Caixa geral de Depósitos, mas a nomeação acabou por ser retirada depois de terem sido colocadas questões quanto à possibilidade de ficar na CGD e nas Finanças em simultâneo.

Joaquim Pais Jorge, que era, desde Outubro do ano passado, presidente da Parpública, será o novo secretário de Estado do Tesouro, substituindo Maria Luís Albuquerque.

Mantém-se nos seus cargos três secretários de Estado Manuel Luís Rodrigues nas Finanças, Paulo Núncio nos Assuntos Fiscais e Hélder Rosalino na Administração Pública.