Empresa portuguesa volta a criar logótipo para Europeu de futebol

Depois do Euro 2012, Brandia Central criou imagem do Euro 2016, que conjuga o troféu Henri Delaunay com as cores da bandeira francesa.

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AFP

Todo o trabalho de uma equipa de 20 pessoas é visível no logótipo do campeonato: “A França pretendia enquanto comité organizador um símbolo que nos remetesse para a arte do futebol”, declarou ao PÚBLICO o presidente da empresa, Rui Trigo.

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Todo o trabalho de uma equipa de 20 pessoas é visível no logótipo do campeonato: “A França pretendia enquanto comité organizador um símbolo que nos remetesse para a arte do futebol”, declarou ao PÚBLICO o presidente da empresa, Rui Trigo.

A mistura de elementos artísticos (estrelas, laços, linhas) com ícones do futebol (troféu e linhas de campo), e a associação a referências visuais da cultura francesa (cores da bandeira, hexágonos como no mapa do país) reflecte esse pedido: “Embora o logótipo seja a peça principal na identidade visual construída por nós, há muito mais para além disso”, conclui Rui Trigo.

A empresa portuguesa iniciou o seu processo de internacionalização em 2005: “Vimo-nos na obrigação de desenvolver projectos fora de Portugal, uma vez que estávamos perante uma contracção do mercado”, relata Rui Trigo. “O trabalho que desenvolvemos em 2012 foi bastante gratificante, uma vez que recolhemos elogios quer da UEFA , quer dos países participantes e do comité organizador”.

O presidente da agência portuguesa mostrou-se ainda bastante satisfeito com a recepção do público à nova criação da Brandia Central: “O Facebook da empresa já se encontra repleto de inúmeros comentários a constatarem a qualidade do nosso trabalho. É algo que demonstra o poder da nossa marca, que já possui escritórios em cidades internacionais como Luanda ou São Paulo”, realça Rui Trigo.