Uso de banda larga móvel sobe 21,5%

A factura da Internet no telemóvel desceu para uma média de 11 euros mensais.

Foto
As soluções passam pelas novas tecnologias José Fernandes

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e significam ainda uma subida de 1,4% face ao último trimestre do ano passado. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e significam ainda uma subida de 1,4% face ao último trimestre do ano passado. 

“Esta evolução da banda larga móvel é sobretudo explicada pelo aumento do número de utilizadores de smartphones, visto que o número de placas efectivamente utilizadas para aceder à Internet encontra-se em queda pelo décimo trimestre consecutivo”, lê-se no relatório da ANACOM. Dos utilizadores de banda larga móvel, 26,5% tinham acesso através de placas.

No primeiro trimestre de 2013, 19,2% dos inquiridos acederam pelo menos uma vez à Internet no telemóvel. “Foram sobretudo os jovens na faixa etária dos 15/24 anos, residentes nas grandes cidades e pertencentes às classes sociais mais elevadas (A/B), quem mais contribuiu para o aumento da penetração de Internet através do telemóvel verificado neste período”. 

A TMN lidera o segmento, com 41% destes clientes, seguindo-se a Vodafone (38,5%), a Optimus (19,3%) e a Zon (1,1%). 

Os dados revelam ainda que a factura da Internet no telemóvel desceu, tendo sido, em média, de 11 euros, menos 5,3% do que no trimestre anterior. Já a Internet fixa (vendida fora de pacotes de serviços que incluam televisão ou telefone fixo) passou para os 21,2 euros mensais (mais 4,2%) e a Internet móvel através de placas subiu para os 15,3 euros (mais 3,2%).

Já os pacotes que combinam televisão, Internet e telefone fixo custaram, em média, 50,3 euros (mais 3,4% do que no último trimestre de 2012). A factura média dos pacotes que combinam apenas Internet e telefone foi de 25,8 euros (mais 0,1%) e a combinação de televisão e Internet custou 41 euros, uma descida de 7,7%.