Médico Mário Moura vence 1.ª edição do Prémio Miller Guerra de Carreira Médica

Prémio instituído pela Ordem dos Médicos será amanhã entregue em Lisboa.

Foto
A dimensão humanista da medicina é o foco principal do galardão PÚBLICO
Segundo uma nota oficial da Ordem hoje divulgada, o júri do Prémio Miller Guerra de Carreira Médica escolheu distinguir na sua primeira edição o clínico geral de 85 anos que fez o essencial da sua carreira na medicina familiar em Setúbal.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo uma nota oficial da Ordem hoje divulgada, o júri do Prémio Miller Guerra de Carreira Médica escolheu distinguir na sua primeira edição o clínico geral de 85 anos que fez o essencial da sua carreira na medicina familiar em Setúbal.

Segundo o regulamento, o prémio destina-se a galardoar um profissional médico que se tenha distinguido por uma carreira exemplar dedicada ao serviço dos doentes e ao progresso da assistência médica em Portugal. A dimensão humanista da medicina é o foco principal do galardão.

Nascido em Coimbra em 1927, Mário Silva Moura licenciou-se nessa cidade em Medicina, tendo depois fundado a Caixa de Auxílio Médico à Academia, primeiro serviço de assistência médica para estudantes. Mas foi em Setúbal, no Hospital do Espírito Santo, que começou a sua carreira de dedicação à clínica geral e à medicina familiar.

Até à data da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) exerceu no Instituto de Assistência Nacional dos Tuberculosos e nos Serviços Médico-Sociais das Caixas de Previdência.

No ano de criação do SNS, em 1979, ingressou no Centro de Saúde de Setúbal, onde chegou a ser director clínico, cargo que manteve até à sua aposentação.

A medicina desportiva e do trabalho foram as áreas onde exerceu a sua actividade privada e, actualmente, é sócio-gerente de uma empresa de cuidados de saúde ocupacional.

“Exerce a cidadania activa através de incontáveis participações em actividades diversificadas”, refere uma nota biográfica da Ordem dos Médicos, que sublinha igualmente outros galardões que Mário Moura já recebeu como reconhecimento da sua vida de médico e cidadão: Medalha de Honra da cidade de Setúbal, Grande Oficial da Ordem do Mérito da República, concedida pelo antigo Presidente Jorge Sampaio, e Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, entre outros prémios.

O Prémio Miller Guerra, instituído em 2012 pela Ordem dos Médicos e pela Fundação Merck Sharp Dohme, tem um valor de 50 mil euros e será entregue pela primeira vez na quarta-feira, numa sessão solene a realizar na sede da Ordem, em Lisboa.

Este prémio foi lançado no final do ano passado, ano do centenário do nascimento do médico Miller Guerra, neurologista e discípulo de Egas Moniz, o único prémio Nobel da Medicina português.