Milhares receberam a Taça de Portugal em Guimarães

Festa durou a noite toda, com uma cidade em delírio com a primeira conquista na prova.

Foto
Foto: VSC

Oito mil a dez mil pessoas, segundo números da PSP, terão aguardado pela equipa que chegou a Guimarães, cerca das 3h, com o troféu mais desejado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Oito mil a dez mil pessoas, segundo números da PSP, terão aguardado pela equipa que chegou a Guimarães, cerca das 3h, com o troféu mais desejado.

A comitiva com jogadores, equipa técnica e direcção do clube trocou de autocarro na Alameda de Mariano Felgueiras, principal entrada da cidade. Para trás ficaria o autocarro que levou a equipa de Lisboa a casa, e a viagem seguiu num autocarro aberto, que permitiu aos jogadores festejarem com os adeptos a conquista da primeira Taça de Portugal da história do clube, em 90 anos de vida. Foi à sexta final que o clube conseguiu tal feito e a longa espera transformou-se numa alegria esfusiante que encheu o Largo do Toural, palco dos festejos durante todo o domingo.

A parte final da viagem, de poucas centenas de metros, até ao Toural, demorou cerca de 45 minutos. No Toural, houve ainda discursos e muitos milhares de vozes se juntaram a Rui Vitória, o técnico que levou a equipa do Vitória ao triunfo sobre o Benfica.

Os vitorianos tiveram de sofrer para conseguir erguer a Taça entregue no estádio nacional pelo Presidente da República. Aos 30 minutos de jogo, o Benfica adiantou-se no marcador, após um mau alívio de Kanu ter levado a bola a bater no pé de Nico Gaitán e a entrar na baliza guardada por Douglas. Porém, a formação de Guimarães deu a volta ao resultado com dois golos em dois minutos: Soudani marcou aos 80', desmarcado por Crivellaro após um erro do guarda-redes "encarnado" Artur, e Ricardo Oliveira (82') consumou a reviravolta com um remate de pé esquerdo que levou a bola a entrar pela segunda vez na baliza das "águias".

Para a equipa lisboeta, foi o último capítulo de um fim de época desastroso, porque não conseguiu nenhum dos títulos que há três semanas ainda estavam em jogo (campeonato, Taça e Liga Europa). Para a equipa de Guimarães, foi o coroar de uma época difícil, com um resultado que garante ainda a entrada directa na próxima edição da Liga Europa.