Rui Costa: “Não nos contentaremos em ser vice-campeões”

Dirigente “encarnado” aponta à vitória na final da Taça de Portugal.

Foto
No domingo, o troféu vai ser o centro das atenções Miguel Manso

“O Benfica quer participar da melhor forma e desfrutar desta festa, aguardada há alguns anos”, acrescentou Rui Costa. A última presença dos “encarnados” na final da Taça de Portugal foi em 2004-05, terminando com uma derrota (2-1) frente ao Vitória de Setúbal. No ano anterior o emblema da Luz tinha vencido (2-1) o FC Porto.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“O Benfica quer participar da melhor forma e desfrutar desta festa, aguardada há alguns anos”, acrescentou Rui Costa. A última presença dos “encarnados” na final da Taça de Portugal foi em 2004-05, terminando com uma derrota (2-1) frente ao Vitória de Setúbal. No ano anterior o emblema da Luz tinha vencido (2-1) o FC Porto.

“Quem está num clube como o Benfica não se pode nunca contentar com os troféus do passado. No domingo temos a oportunidade para erguer mais um troféu”, disse o administrador da SAD do Benfica, acrescentando: “Desde o princípio do ano que a Taça é um dos nossos objectivos”.

Não ter ganho o campeonato e a Liga Europa não terá influência na preparação do Benfica para o encontro do Jamor, assegurou Rui Costa. “Lutámos até ao último segundo por todas as competições em que estivemos, excepto a Taça da Liga, em que não estivemos na final. A reacção do público na última jornada, na Luz, mostra contentamento com a atitude da equipa. Assumimos o compromisso de que não nos contentaremos em ser vice-campeões. Vamos esquecer o que foi feito e lutar para ganhar a final”, concluiu.

“Que à sexta seja de vez”
O adversário do Benfica na final será o Vitória de Guimarães, representado na conferência de imprensa pelo director do futebol profissional, Flávio Meireles. “Temos muita ambição. É a nossa sexta final, e esperamos desta vez levar o troféu para Guimarães. A cidade merece”, sublinhou. Os vimaranenses nunca venceram a Taça de Portugal – a última presença no Jamor, em 2010-11, frente ao FC Porto, terminou com uma goleada (6-2).

“O jogo com o FC Porto faz parte do passado. Temos uma equipa jovem que quer mostrar o seu valor, e não há melhor palco do que este. É uma final, e vamos fazer tudo para conquistá-la”, sublinhou o dirigente, considerando tratar-se de um ”prémio merecido” para o clube, depois das dificuldades vividas nesta temporada. “Que à sexta seja de vez”, vincou.

“História e tradição do Jamor”
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Hermínio Loureiro, disse que estão reunidas “as condições para uma grande festa do futebol. O Jamor é um lugar com história e tradição, e está garantida a lotação esgotada”, notou o dirigente, sublinhando os esforços da FPF na valorização do Estádio Nacional, através de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.

Os balneários do recinto foram remodelados, o relvado foi objecto de um “tratamento profundo”, há novos bancos de suplentes, um novo sistema de torniquetes e foram melhoradas as condições de entrada e circulação dos adeptos no Jamor.

Rui Pereira, comissário da Polícia de Segurança Pública de Oeiras e responsável pela operação e segurança da final da Taça de Portugal, admitiu que as melhorias no estádio potenciam a segurança. “Os melhoramentos irão ser sentidos e contribuir para o conforto dos adeptos”, afirmou, aconselhando os adeptos a respeitarem os itinerários propostos para a viagem até ao Jamor e a deslocarem-se para o recinto com antecedência.