FC Porto juntou campeões de futebol, andebol e hóquei em patins

Os atletas portistas das três modalidades fizeram o balanço da época num encontro com a imprensa.

Foto
Nuno Alexandre Mendes

Numa altura em que os 52 campeões presentes no Dragão Caixa se encontram ainda a saborear a conquista dos respectivos títulos nacionais, alcançados sexta-feira, sábado e domingo, falar sobre o futuro e a continuidade ou não no FC Porto foi o assunto mais evitado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Numa altura em que os 52 campeões presentes no Dragão Caixa se encontram ainda a saborear a conquista dos respectivos títulos nacionais, alcançados sexta-feira, sábado e domingo, falar sobre o futuro e a continuidade ou não no FC Porto foi o assunto mais evitado.

De uma forma geral, e no que toca aos treinadores Vítor Pereira, Ljubomir Obradovic e Tó Neves, os jogadores afinaram pelo mesmo diapasão e defendem em uníssono a continuidade, como forma de o clube prosseguir a rota do sucesso evidenciada esta temporada.

Conquistados os respectivos campeonatos, com maior ou menor dificuldade, mas em que o Benfica foi sempre o principal adversário, os jogadores sustentam que o salutar “equilíbrio” foi o principal responsável pelos títulos terem sabor especial.

“O tricampeonato, alcançado na derradeira jornada, foi especial por isso mesmo”, disse o futebolista João Moutinho, salientando que o objectivo anual foi conseguido, que era a conquista do campeonato, e que Vítor Pereira demonstrou qualidade que justifique a sua continuidade.

Quanto ao seu futuro, João Moutinho, que somou três títulos nas últimas três temporadas de “dragão” ao peito, adiantou desconhecer propostas para sair e assegurou que quer continuar a ajudar o FC Porto.

O “capitão” da equipa de hóquei em patins, Reinaldo Ventura, que este ano somou pelo FC Porto o seu 13.º título de campeão nacional, pretende também continuar a somar campeonatos e apontou como culminar de uma grande época o desejo de conquistar a Liga Europeia, a realizar no Dragão.

Recuperado o título que tinha fugido para o Benfica na última época, após dez consecutivos dos portistas, Reinaldo Ventura recordou que a temporada ainda não acabou e que a euforia tem que ser contida, pois ainda falta disputar a Taça de Portugal e a “final four” da Liga Europeia.

“Para nós, nunca é mais um título. Pela forma como perdemos o campeonato (na época passada), não foi justo. Trouxe uma motivação extra para este ano e estamos contentes por termos conseguido retomar o caminho das vitórias”, disse.

Ainda segundo Reinaldo Ventura, receber a “final four” da Liga Europeia no Dragão Caixa, a 1 e 2 de Junho, “é uma vantagem, mas traz pressão extra”. “Não vai ser fácil, vamos jogar contra equipas muito fortes”, acrescentou.

Wilson Davyes, um dos jogadores em destaque na conquista do pentacampeonato por parte da equipa orientada por Ljubomir Obradovic, elevou a fasquia para a próxima época em que o desejo é alcançar a fase de grupos da Liga dos Campeões.

O “equilíbrio e emoção” na discussão do título, num ombro a ombro com o Benfica decidido a uma jornada do fim do campeonato, mereceu nota de destaque do lateral Wilson Davyes, que recordou ainda que “o FC Porto está ainda empenhado na conquista da Taça de Portugal”.