Caixa Geral de Aposentações passa para as mãos de Mota Soares

Ministro da Segurança Social vai gerir reformas dos funcionários públicos.

Foto
Mota Soares defendeu que Portugal deve honrar os seus compromissos Foto: Miguel Manso

O PÚBLICO apurou que este passo será dado na sequência da convergência entre os dois sistemas de pensões, que tem vindo a decorrer nos últimos anos e que agora será reforçado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O PÚBLICO apurou que este passo será dado na sequência da convergência entre os dois sistemas de pensões, que tem vindo a decorrer nos últimos anos e que agora será reforçado.

Nesse sentido, o primeiro-ministro prepara-se para anunciar esta noite novas medidas de convergência entre os sistemas de pensões público e privado. Em cima da mesa estão alterações à fórmula de cálculo das pensões dos funcionários públicos admitidos até 31 de Agosto de 1993.

A reforma destes trabalhadores é calculada com base em duas parcelas. A primeira tem por base o salário auferido em 2005, revalorizado tendo em conta os aumentos salariais na função pública. A segunda diz respeito ao trabalho prestado de 2005 em diante e tem em conta a média da carreira contributiva. É na primeira parcela que haverá mudanças, em linha com o que já aconteceu no início do ano.

Mas as medidas do Governo vão mais longe e deverão abranger todos os pensionistas – quer do público quer do privado – pela alteração da forma como é apurado o factor de sustentabilidade.

O ano de referência deste factor – que resulta do rácio entre a esperança média de vida aos 65 anos em 2006 e a esperança média de vida no ano anterior à reforma – deixará de ser 2006 e passará a ter em conta o ano anterior.

O objectivo é, de certa forma, aumentar a idade da reforma de forma progressiva, já que os trabalhadores terão de permanecer mais tempo no activo se quiserem compensar o corte na pensão decorrente do aumento da esperança média de vida.

A grande dúvida é saber se o primeiro-ministro apresentará medidas que afectem as pensões que já estão a ser pagas. De acordo com o Jornal de Negócios, na calha está a aplicação de uma taxa social única sobre as pensões, salvaguardando um limite mínimo.

Esta medida iria substituir a contribuição extraordinária de solidariedade que está a ser aplicada às pensões acima de 1350 euros durante este ano.