ERSE: Liberalização do mercado da energia resultou em preços mais baixos

Preços no mercado livre baixaram 10% em relação às tarifas reguladas.

Foto
Os ambientalistas dizem que a electricidade a produzir nestas barragens poderia ser obtida com medidas de eficiência energética Paulo Ricca

Com a liberalização do mercado, os clientes passaram a poder escolher entre vários comercializadores de eletricidade e gás. O número de ofertas do mercado liberalizado evidencia que o mercado se tornou mais dinâmico, diz a ERSE.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Com a liberalização do mercado, os clientes passaram a poder escolher entre vários comercializadores de eletricidade e gás. O número de ofertas do mercado liberalizado evidencia que o mercado se tornou mais dinâmico, diz a ERSE.

Enquanto que em Março 2012 os clientes podiam escolher entre apenas três ofertas, em Dezembro 2012 podem escolher entre 22. Segundo o estudo da ERSE, um casal com dois filhos, com um consumo anual de 5.000 kWh e uma potência contratada de 6,9 kVA, pagou 1005 caso tenha continuado com a EDP SU (Serviço Universal). Mas se tivesse mudado de operador, pagaria, por exemplo, 926,17 euroscom a EDP SU Bihorária ou 905,23 euros com a Galp Dual Confort. Isto significa que com a liberalização do mercado, um casal com dois filhos conseguiu poupar cerca de 20 euros por ano.

De modo semelhante, um casal sem filhos, com um consumo anual de 1.900 kWh e com potência contratada de 3,45kVA, pagou 404,21 euros se não mudou de operador. Se o fez, pagou 374,02 euros por ano com o tarifário Bihorário da EDP SU e 363,91 euros por ano com a Galp Dual Confort. Isto traduz-se em poupanças de dez euros por ano. Já um casal com quatro filhos, com um consumo anual de 10.900 kWh e uma potência contratada de 13,8 kVA, pagou, com a tarifa regulada, 2.193,45 euros quando pagaria 2025 euros por ano com a EDP SU Bihorária ou 1979,14 com a Galp Dual Confort, poupando assim 46 euros por ano.

A transição dos clientes para o mercado liberalizado tem sido gradual. Até ao final de Janeiro de 2013, cerca de 1,5 milhões de consumidores já mudaram para comercializadores de mercado.