Portugal gasta 220 litros de água por pessoa por dia

É a primeira vez que se faz um estudo às 386 entidades gestoras dos serviços de água em Portugal continental.

Foto
As reservas de água nacionais estão de acordo com a legislação portuguesa

O estudo envolveu as 386 entidades que gerem os serviços de água e resíduos em Portugal continental.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O estudo envolveu as 386 entidades que gerem os serviços de água e resíduos em Portugal continental.

A ERSAR só divulgou alguns resultados preliminares, que concluem que, na hipótese extrema de um colapso total das captações, haveria água armazenada para pouco mais de dois dias. Esta capacidade de reserva é maior na zona Norte do país, com água para cerca de 2,3 dias, e menor na zona Sul, com reservas para cerca de 1,8 dias.

 O levantamento contabilizou que o total de água captada em Portugal continental em 2011 foi de cerca de 850 milhões de metros cúbicos. Em linguagem mais simplista, isso equivale a cerca de 220 litros de água por pessoa por dia, em média. O total diário de captação é de 2,3 milhões de metros cúbicos.

Segundo a ERSAR, há em Portugal 8391 reservatórios com capacidade para armazenar, no total, cerca de cinco milhões de metros cúbicos de água – ou seja, pouco mais de dois dias de consumo. O consumo real da população será inferior a 220 litros por dia por pessoa, pois este valor não leva em conta as perdas, ou seja, a quantidade de água que é desperdiçada desde a captação até à distribuição.

Contactada pelo PÚBLICO, fonte da ERSAR diz que os dados das perdas de água ainda estão a ser apurados.

O indicador de água controlada que revela boa qualidade mostrou melhorias em 2011, com uma subida para 98%, em comparação com os 50% registados em 1993.