Jovem faz tatuagens em troca de alimentos para a Cruz Vermelha

Ivo Alves decidiu ajudar famílias carenciadas de Chaves. Uma tatuagem vale, no mínimo, seis alimentos

Foto
Tatuagens podem ter uma área máxima de nove centímetros e são todas feitas a preto e branco micaeltattoo/ Flickr

Até ao final do mês de Março, podes fazer uma tatuagem e pagar com alimentos. A iniciativa é de Ivo Alves, responsável por uma loja de tatuagens em Chaves, a Ilegal Tattoo Studio & Shop.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Até ao final do mês de Março, podes fazer uma tatuagem e pagar com alimentos. A iniciativa é de Ivo Alves, responsável por uma loja de tatuagens em Chaves, a Ilegal Tattoo Studio & Shop.

Margarida Magalhães, sócia de Ivo, contou ao JPN que o principal objectivo "é ajudar os mais necessitados", já que "a cada dia que passa há mais pessoas a passar fome". Deste modo, decidiram "organizar a campanha para, pelo menos, ajudar" as famílias de Chaves.

As tatuagens podem ter uma área máxima de nove centímetros e são todas feitas a preto e branco. O cliente pode levar o próprio desenho ou optar por pedir conselhos na loja.

A cobrança do serviço é feita em géneros alimentares, com prazos de validade alargados — como arroz, massa, leite e outros. Por cada tatuagem devem ser entregues, no mínimo, seis alimentos. Estes produtos de primeira necessidade são, posteriormente, recolhidos pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Ainda não há estimativas sobre a quantidade de alimentos entregues, mas Margarida afirma que, na loja, já foram feitas "cerca de 50 tatuagens". A adesão superou as expectativas e "na primeira semana" conseguiram "preencher a agenda para o mês inteiro". No entanto, a tatuagem nao é obrigatória e já houve muitas pessoas que se dirigiram à loja apenas para doar alimentos.