Smartphones ultrapassam em 2013 telemóveis convencionais

China, onde são populares os modelos mais baratos e equipados com Android, continuará a ser o maior mercado mundial em termos de unidades vendidas.

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Os preços têm vindo a cair Lee Jae-Won/Reuters

Ao longo do ano, os vendedores colocarão no mercado 918,6 milhões de smartphones, o suficiente para dar a estes aparelhos uma fatia de mercado apenas marginalmente maior do que a quota daquilo a que a indústria chama feature phones (aparelhos que têm algumas funcionalidades para lá das chamadas de voz e envio de mensagens): ao todo, os smartphones serão 50,1% do mercado, segundo a IDC.

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Ao longo do ano, os vendedores colocarão no mercado 918,6 milhões de smartphones, o suficiente para dar a estes aparelhos uma fatia de mercado apenas marginalmente maior do que a quota daquilo a que a indústria chama feature phones (aparelhos que têm algumas funcionalidades para lá das chamadas de voz e envio de mensagens): ao todo, os smartphones serão 50,1% do mercado, segundo a IDC.

Os smartphones estão a tornar-se mais atractivos para os consumidores, explica a consultora, devido factores como a quebra de preços em todo o mundo e ao aparecimento de serviços de quarta geração móvel.

A China, onde são sobretudo populares aparelhos de baixo preço equipados com Android, continuará a ser o maior mercado global em termos de unidades vendidas (32,8% do total), embora esta vantagem tenda a diluir-se à medida que crescem mercados emergentes como o brasileiro e o indiano. Seguem-se os EUA (com 15%), o Reino Unido (3,9%), o Japão (3,8%) e o Brasil (3,1%).