Vista Alegre reduz prejuízo em 2012 para 3,4 milhões de euros
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a empresa adianta que "ajustando o resultado líquido dos impostos diferidos, a VAA consegue uma redução no prejuízo de 13% com o resultado líquido a atingir os -3,4 milhões de euros contra os -3,9 milhões de euros do ano anterior".
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Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a empresa adianta que "ajustando o resultado líquido dos impostos diferidos, a VAA consegue uma redução no prejuízo de 13% com o resultado líquido a atingir os -3,4 milhões de euros contra os -3,9 milhões de euros do ano anterior".
As vendas cresceram 0,6% no ano passado, face a 2011, para 54,2 milhões de euros, impulsionadas pelo mercado externo, no qual a facturação aumentou 7,4%.
De acordo com a VAA, as exportações representaram em 2012 "61% do volume do negócio do grupo Vista Alegre Atlantis".
O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) mais que duplicou (152%) no ano passado, para os 2,5 milhões de euros.
"Este é o segundo ano consecutivo em que a área de exportação do grupo VAA ultrapassa a performance do mercado nacional, em resultado do redireccionamento da actividade do grupo para os mercados externos".
O principal destino das exportações foi a França, seguida da Espanha, Itália, e Brasil.
O grupo VAA destaca o mercado francês, "que ultrapassa a Espanha como principal destino de exportação, e mercado no qual as vendas foram canalizadas para o segmento de luxo".
No mercado italiano, as vendas quase triplicaram, enquanto o Brasil representou 4,5% do total do volume de negócios do grupo e cresceu 26% no ano passado, "tendo o centro de distribuição próprio entrado em funcionamento apenas em Julho".
A VAA diz que Portugal continua a ser um mercado estratégico, "apesar da conjuntura desfavorável que não tem permitido expandir as vendas".
No ano passado, a VAA investiu 4,5 milhões de euros, sendo que mais de metade deste montante visou melhorias na área industrial, nomeadamente no segmento da porcelana.
Para este ano, o grupo adianta que vai manter-se focado na sua estratégia de internacionalização, inovação e diversificação de clientes e canais de distribuição.
Este deverá ser o ano da introdução da estratégia de comércio electrónico e estão previstas algumas parcerias nível industrial com vista à diversificação de produto e clientes e canais de distribuição, assim como a abertura de novos pontos de venda.