APB: bancos têm interesse na utilização dos PPR/E no pagamento da casa

Associação Portuguesa de Bancos defende clarificação da lei

Foto
Venda de casas regista sinais de dinamismo na segunda metade de 2013 Joana Camões

"A banca não tem interesse em levantar obstáculos, se é para pagar crédito. As entidades que gerem os PPR/E [as seguradoras] é que têm dúvidas", disse, na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, o representante da Associação Portuguesa de Bancos (APB) José Manuel Faria.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"A banca não tem interesse em levantar obstáculos, se é para pagar crédito. As entidades que gerem os PPR/E [as seguradoras] é que têm dúvidas", disse, na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, o representante da Associação Portuguesa de Bancos (APB) José Manuel Faria.

O representante da APB foi ouvido no Parlamento na sequência das dificuldades que têm sido levantadas na aplicação da lei, em vigor desde Janeiro, que pretende permitir aos clientes bancários a utilização dos montantes aplicados nos PPR/E  para amortizar prestações do crédito à habitação sem penalizações nem perda de benefícios fiscais.

Ainda na audição no Parlamento, também Miguel Maya, do BCP, afirmou que os bancos têm todo o interesse em "facilitar essa situação" para "reduzir a carteira de crédito à habitação", que hoje penaliza os resultados das instituições. Uma posição em que foi seguido por José Carlos Sitima, do Santander Totta, que reforçou que os bancos têm o "maior interesse em que os clientes mobilizem" os planos de poupança, o que levou o deputado Honório Novo, do PCP, a dizer que já se sabe que quem está contra "são as seguradoras".

Apesar de se mostrar favorável ao diploma que entrou em vigor a 1 de Janeiro, o representante da APB considerou que a legislação precisa de ser clarificada. O maior problema que tem sido levantado na mobilização dos PPR/E reside no facto do texto da lei referir taxativamente o pagamento de crédito à aquisição de habitação, o que deixa de fora os empréstimos contraídos para a construção de habitação com recurso a crédito.

Em resposta a um pedido de esclarecimento do Bloco de Esquerda, o Banco de Portugal confirma que, desde a entrada em vigor da legislação, tem recebido "um número significativo de reclamações sobre a actuação de várias instituições de crédito".

A Comissão de Orçamento e Finanças vai ainda ouvir a Deco, o Banco de Portugal e a Associação Portuguesa de Seguradoras e só depois decidirá se altera o texto da lei, ou se essa clarificação pode ser feita por outra via.