Mercado de telemóveis cai pela primeira vez desde 2009

Smartphones crescem, com Samsung e Apple a conquistarem 52% deste segmento.

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O mercado acentuou a concentração em torno da Samsung e da Apple Reuters

A Gartner atribui a queda a “condições económicas difíceis” e a “mudanças de preferências” por parte dos consumidores, muitos dos quais estão agora interessados em smartphones, segmento que está em grande crescimento. No último trimestre de 2012, as vendas mundiais de smartphones bateram recordes, ao chegarem aos 207,7 milhões de unidades, um crescimento de 38% face ao mesmo trimestre de 2011.

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A Gartner atribui a queda a “condições económicas difíceis” e a “mudanças de preferências” por parte dos consumidores, muitos dos quais estão agora interessados em smartphones, segmento que está em grande crescimento. No último trimestre de 2012, as vendas mundiais de smartphones bateram recordes, ao chegarem aos 207,7 milhões de unidades, um crescimento de 38% face ao mesmo trimestre de 2011.

No ano passado, os smartphones representaram 44% do mercado global de telemóveis, mas este ano a balança deverá inverter-se. A Gartner estima que o mercado voltará a crescer e que serão vendidos 1900 milhões de telemóveis ao longo de 2013. Destes, 1000 milhões, ou 53%, serão smartphones.

Neste segmento, aumentou a concentração de utilizadores em torno da Samsung (que é líder, tanto no mercado de telemóveis, como no segmento dos smartphones) e da Apple. Juntas, tiveram no último trimestre uma fatia de 52% das vendas.

No quarto trimestre, a Samsung vendeu 64,5 milhões de smartphones, um crescimento explosivo de 85,3%. De todos os aparelhos vendidos pela multinacional coreana, um pouco mais de metade foram smartphones, comparados com um pouco menos de um terço em 2011.

Já a Apple, conhecida pelas filas enormes à porta das lojas na altura de lançamento de novos modelos, tem visto os consumidores a interessarem-se pelos modelos antigos, que são mais baratos. “Apesar de a procura por iPhones se ter mantido forte no quarto trimestre, a procura dos consumidores favoreceu os menos caros iPhone 4 e 4S”, notou a Gartner. “A chegada do iPad Mini também criou em alguns utilizadores um dilema quando tiveram de decidir se actualizavam um iPhone 4 ou 4S para um iPhone 5 ou se compravam o novo tablet”. As vendas do iPhone cresceram 22% no quarto trimestre do ano passado.

Já a Nokia afundou naquele trimestre para os 18% do mercado de telemóveis, o ponto mais baixo de sempre. Ainda continua em segundo lugar, mas aumentou a distância para a Samsung, que tem uma quota de 22,7%. Apesar da quebra, os consumidores, nota a Gartner, reagiram bem aos modelos Asha (uma linha de smartphones de baixa e média gama da Nokia), bem como aos novos modelos Lumia, equipados com o mais recente Windows Phone.

Nos smartphones, o sistema Android permanece líder destacado, com 69,7% do mercado. Dos equipamentos com esta plataforma, mais de quatro em cada dez são da Samsung, o que leva a Gartner a afirmar que, para muitos utilizadores, a empresa sul-coreana e a sua linha de aparelhos Galaxy são quase sinónimo de Android. O iOS, da Apple, tem 20,9%. Num muito afastado terceiro lugar estão os BlackBerry, com apenas 3,5%. A plataforma da Microsoft representou no último trimestre do ano passado 3% das vendas.