Cargueiro encalhou em praia de Aveiro devido ao mau tempo

Um barco de 84 metros com bandeira das Ilhas Cook emitiu um pedido de ajuda e foi socorrido pela Marinha Portuguesa.

Foto
Cargueiro com 84 metros e com bandeira das Ilhas Cook na praia de São Jacinto, Aveiro Adriano Miranda

A ajuda foi accionada e o cargueiro acabou por encalhar na praia de São Jacinto, em Aveiro, informa o comandante Alexandre Santos Fernandes, porta-voz da Marinha.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A ajuda foi accionada e o cargueiro acabou por encalhar na praia de São Jacinto, em Aveiro, informa o comandante Alexandre Santos Fernandes, porta-voz da Marinha.

O barco dirigia-se para o Porto de Lisboa, com intenção de abastecer, quando foi surpreendido pelo mau tempo.

A embarcação tem seis tripulantes que foram resgatados ao final da manhã. “Os tripulantes, de nacionalidade turca e azerbaijã, encontram-se bem e estão a ser assistidos no local por uma equipa do INEM”, disse à Lusa, o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, acrescentando que os homens serão transportados para o Hospital de Aveiro “apenas por precaução”.

Segundo a mesma fonte, a operação de retirada dos tripulantes foi dificultada pelas condições meteorológicas “violentíssimas” e pelos difíceis acessos ao areal, onde o navio se encontra encalhado.

Entretanto, já foi contactada a Direcção de Combate à Poluição do Mar, para proceder à retirada do combustível do cargueiro.

A barra do Porto de Aveiro está fechada a toda a navegação desde as 08h00

Notícia actualizada às 13h51 com informação sobre o resgate dos tripulantes.