Multinacional compra fábrica de luvas em Vila Nova de Poiares

A maior parte das fábricas de luvas da multinacional Ansell está na Malásia, mas a Ansell quer ter uma empresa na Europa.

Foto
Rui Soares

 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

 

A laborar desde 1979, na zona industrial de Vila Nova de Poiares, a ex-Marigold Industrial Portugal emprega 281 pessoas e foi vendida, em finais do último ano, à multinacional Ansell, segundo o director-geral da unidade fabril, Hélder Fonseca.

Nos últimos anos, o fabrico de luvas para a indústria, incluindo construção civil, electrónica e sector automóvel, “destinou-se em quase 100% à Europa”, mas os novos donos apostam num aumento da produção, já este ano, com vista a encetar a exportação para os Estados Unidos e a Ásia.

“A maior parte das fábricas de luvas desta multinacional está na Malásia, mas a Ansell quer ter uma empresa na Europa que seja competitiva a nível global”, afirmou o economista.

Assim, além do investimento a realizar no reforço da capacidade produtiva, a Ansell pretende “esgotar o espaço disponível” e “utilizar ao máximo as máquinas” que existem na unidade de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.

Em Abril, será realizado um primeiro investimento, na ordem dos 200 mil euros, que visa “actualizar uma máquina para o dobro da sua produção actual”, disse o director-geral.

Ainda este ano, a Ansell aplicará mais 800 mil euros “numa nova linha de produção”, que poderá produzir 20 mil pares de luvas por dia, acrescentou.

“Vamos ter de admitir pessoal”, revelou Hélder Fonseca, sem poder ainda prever quantos novos postos de trabalho serão criados este ano.