Guimarães é o 4.º Património UNESCO mais recomendado do mundo no TripAdvisor

O centro histórico de Guimarães está em destaque no top 10 mundial das recomendações dos viajantes do portal TripAdvisor

Foto
O top surge de uma parceria entre UNESCO e Tripadvisor Nelson Garrido

As opiniões da comunidade de utilizadores do TripAdvisor, provavelmente o mais influente portal de viagens do mundo, colocaram o centro histórico vimaranense em 4.º lugar entre todos os destinos do mundo com Património UNESCO.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As opiniões da comunidade de utilizadores do TripAdvisor, provavelmente o mais influente portal de viagens do mundo, colocaram o centro histórico vimaranense em 4.º lugar entre todos os destinos do mundo com Património UNESCO.

Numa lista liderada pelo Conjunto Histórico do Palácio Potala, de Lhasa (Tibete sob administração chinesa), a ex-Capital Europeia da Cultura brilha à frente de Masada (Israel) e atrás do Desfiladeiro de Ironbridge (no Reino Unido, berço da revolução industrial) e do Palácio e Parque de Fontainebleau (França).        

O top surge de uma parceria entre UNESCO e Tripadvisor, baseando-se na análise do feedback “de mais de 1,1 milhões de viajantes”. Trata-se “do maior estudo deste género jamais realizado”, segundo o comunicado do TripAdvisor.

“Cada um dos 962 sítios designados pela UNESCO como Património Mundial tem um enorme significado cultural ou natural”, comenta Emma Shaw, porta-voz do site, realçando que “estas listas identificam os locais mais valorizados pelos milhões de viajantes do TripAdvisor que os visitam”.

A parceria entre o site e a agência das Nações Unidas nasceu em 2009 e, através de várias iniciativas conjuntas e relacionadas com o património, pretende “sensibilizar e conquistar o apoio dos viajantes para a preservação dos sítios naturais e culturais inscritos na lista da UNESCO”.

Quando os utilizadores do site escrevem sobre “um hotel, restaurante ou atracção” que esteja dentro de uma área com Património Mundial, “é-lhes solicitado que respondam a um inquérito sobre a sua experiência em relação ao sítio UNESCO, incluindo se o recomendam ou não”. Ao todo, já foram recebidos mais de 1,1 milhões de inquéritos.

No próprio site, ao abrir-se, por exemplo, a ficha geral do Centro Histórico de Guimarães – Património Mundial desde 2001 –, surgem centena e meia de avaliações (com dois terços a considerarem o local como "excelente", nível máximo, e quase outro terço como "muito bom"). Entre vários comentários de portugueses, surgem também turistas estrangeiros - "lindo e digno de ser visitado", escreve um utilizador espanhol; "encantadora cidade velha", diz um argentino; "respira-se uma belíssima atmosfera", aponta outro; "saborosa comida regional", lembra um brasileiro; ou "absolutamente charmoso", resume um francês.