E o que os portugueses mais perguntaram ao Google foi...

O Google Zeitgeist compila anualmente as buscas que os algoritmos definem como as mais marcantes do ano.

Foto
Euro 2012 foi a pesquisa mais popular Karen Blier/AFP

As duas questões constam do Google Zeitgeist, um conjunto de listas de pesquisas que os responsáveis do Google publicam anualmente, com dados para os vários países sobre o que os algoritmos definem como as buscas mais relevantes (por exemplo, por terem tido um crescimento mais rápido; não são necessariamente as pesquisas mais frequentes).

Para além das preocupações com a linha, a terceira pergunta na mente dos utilizadores em Portugal foi “Como ganhar dinheiro?”. Também questionaram o popular motor de busca sobre como fazer arroz, crepes e panquecas e sobre como engordar (entre as comidas mais pesquisadas, quase todas são doces, com as duas excepções a serem petiscos e sopa). Quiseram ainda saber como desbloquear telemóveis e recorreram aos algoritmos do motor de busca para tentar aprender a beijar.  Em 10.º lugar, surge a pergunta: "Como jogar póquer?”

Sem surpresas, o Euro 2012, que encabeça a lista das pesquisas mais populares, foi também objecto de mais atenção do que os Jogos Olímpicos (que surgem em nono). O programa televisivo "Casa dos Segredos" e o Pingo Doce completam o pódio da categoria.

O primeiro-ministro foi apenas o quarto político que mais procuras motivou, atrás do líder das buscas Cavaco Silva e ainda de Miguel Relvas e Vítor Gaspar.

No caso dos destinos turísticos, as preferências são claramente lusófonas, mas nem todas cá dentro: Madeira, Cabo Verde, Algarve, Brasil e Açores. A segunda metade da tabela indica que os portugueses não se quiseram aventurar para longe: Paris, Zurique, Disneyland, Londres e Madrid.
 
 
 
 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As duas questões constam do Google Zeitgeist, um conjunto de listas de pesquisas que os responsáveis do Google publicam anualmente, com dados para os vários países sobre o que os algoritmos definem como as buscas mais relevantes (por exemplo, por terem tido um crescimento mais rápido; não são necessariamente as pesquisas mais frequentes).

Para além das preocupações com a linha, a terceira pergunta na mente dos utilizadores em Portugal foi “Como ganhar dinheiro?”. Também questionaram o popular motor de busca sobre como fazer arroz, crepes e panquecas e sobre como engordar (entre as comidas mais pesquisadas, quase todas são doces, com as duas excepções a serem petiscos e sopa). Quiseram ainda saber como desbloquear telemóveis e recorreram aos algoritmos do motor de busca para tentar aprender a beijar.  Em 10.º lugar, surge a pergunta: "Como jogar póquer?”

Sem surpresas, o Euro 2012, que encabeça a lista das pesquisas mais populares, foi também objecto de mais atenção do que os Jogos Olímpicos (que surgem em nono). O programa televisivo "Casa dos Segredos" e o Pingo Doce completam o pódio da categoria.

O primeiro-ministro foi apenas o quarto político que mais procuras motivou, atrás do líder das buscas Cavaco Silva e ainda de Miguel Relvas e Vítor Gaspar.

No caso dos destinos turísticos, as preferências são claramente lusófonas, mas nem todas cá dentro: Madeira, Cabo Verde, Algarve, Brasil e Açores. A segunda metade da tabela indica que os portugueses não se quiseram aventurar para longe: Paris, Zurique, Disneyland, Londres e Madrid.