Três jogadores de 15 e 16 anos vão ser acusados da morte de árbitro holandês

Na sequência das agressões que vitimaram Richard Nieuwenhuizen, num jogo dos escalões jovens, três atletas do Nieuw Sloten foram identificados e vão ser acusados pelo crime.

Foto
Flores depositadas nas imediações do campo do Buitenboys Toussaint Kluiters/Reuters

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Dois atletas de 15 anos e um terceiro de 16 vão enfrentar acusações relacionadas com o incidente mortal. Os três vão ficar em prisão preventiva até serem ouvidos em tribunal, algo que deverá acontecer na quinta-feira.

A procuradoria revelou que a investigação ainda decorre e que várias testemunhas estão ainda a ser ouvidas, na sequência da morte de Richard Nieuwenhuizen.

Nieuwenhuizen foi atacado, no final do jogo entre o Buitenboys e o Nieuw Sloten, por elementos da equipa visitante. Depois de ter desfalecido, entrou em estado de coma e acabou por morrer no hospital, na segunda-feira. 

Sepp Blatter, presidente da FIFA, juntou-se nesta terça-feira ao rol de individualidades que já condenaram a ocorrência. "O futebol é o espelho da sociedade e, infelizmente, as doenças que afectam a sociedade também se manifestam no jogo", afirmou.

Por outro lado, o Nieuw Sloten já fez saber que pretende banir os jogadores que forem considerados culpados, que a equipa se retirou das competições e que suspendeu, temporariamente, a sua actividade enquanto clube.