João Inácio é o criativo português que acumula prémios na Holanda

Jornal de Amesterdão elegeu-o como um dos dez líderes criativos do momento a trabalhar no país. João Inácio fez campanhas para a IKEA, Samsung, FIAT e MTV

Foto
popupcity/Instagram

O jornal holandês “Het Parool” fez uma lista dos dez líderes criativos do momento a trabalhar na Holanda e incluiu o lisboeta João Inácio. Um mestrado em Criatividade Aplicada foi o que o levou até àquele país, há três anos, mas cedo começou a trabalhar, temporariamente, para algumas agências de comunicação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O jornal holandês “Het Parool” fez uma lista dos dez líderes criativos do momento a trabalhar na Holanda e incluiu o lisboeta João Inácio. Um mestrado em Criatividade Aplicada foi o que o levou até àquele país, há três anos, mas cedo começou a trabalhar, temporariamente, para algumas agências de comunicação.

A poucos dias de completar 27 anos, esta distinção premeia “um ano de muito trabalho e evolução”, em conjunto com o director de arte com quem trabalha, Jeroen de Ruijter. Está “sempre a pensar em coisas novas”, de preferência que envolvam “soluções para problemas do quotidiano, seja a uma escala local ou global”, admite.

No seu portefólio, disponível online, são vários os trabalhos que ostentam a faixa “premiado”, mas João Inácio garante que todos os prémios que teve “oportunidade de vencer foram especiais de uma forma ou de outra”.

Foto

Se for para destacar um em especial, o jovem salienta o “Best of Year Award D&AD 2012”, que venceu juntamente com Jeroen de Ruijter. Talvez este tenha sido “o mais sonante por tratar-se de uma competição de excelência com uma história e um legado muito importantes no mundo da publicidade”, diz ao P3. Com o projecto “Future me with Aviva”, João quis passar uma mensagem de poupança especialmente dirigida aos mais jovens.

A publicidade pode mudar o mundo

A consciência social dos trabalhos é algo que atrai este licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Neste momento, João participa em projectos que unem esta preocupação às noções de publicidade e empreendedorismo.

Um deles é a “Watershop”, um dos conceitos premiados no Global Best Digital Advertising Awards de 2011, que consiste numa plataforma digital de venda e compra de produtos. “O intuito é contribuir para o acesso a água potável em localidades do mundo onde isso não acontece”, explica João.

Marcas como a IKEA, a Samsung, a FIAT ou a MTV não são apenas reconhecidas por este criativo. João já idealizou campanhas para todas elas (algumas premiadas), depois de em Lisboa ter trabalhado com a Arc Worldwide e a Leo Burnett.

Procura criar campanhas marcantes, como a “Operation Christmas”, lançada pela LOWE Colômbia para o Ministério da Defesa. “Fascina-me a forma como a publicidade pode alterar uma situação que parece inalterável”, refere, como é o caso do problema das guerrilhas colombianas.

Voltar para Portugal não está, pelo menos por enquanto, nos planos de João. “Mas gostava de o fazer daqui a alguns anos, se existirem condições para isso”, sublinha. “Esse é o meu objectivo.”