Vista Alegre Atlantis vai construir fábrica em Ílhavo para fornecer Ikea

Com o apoio da multinacional sueca, a Vista Alegre Atlantis pretende atingir uma produção de 30 milhões de peças por ano.

Foto
O investimento será feito na terra natal da Vista Alegre - Ílhavo Nelson Garrido

 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

 

O projecto desenvolvido pela empresa Ria Stone, do grupo VAA, foi considerado de interesse estratégico para efeitos de enquadramento nas tipologias de investimento susceptíveis de apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira em Diário da República (DR).

A multinacional sueca Ikea também participará financeiramente no investimento, a implementar nos próximos dois anos.

De acordo com o despacho assinado pelos secretários de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional e do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, a nova unidade irá incorporar processos e métodos pioneiros desenvolvidos pela empresa, bem como as mais recentes inovações tecnológicas ao nível de equipamento fabril para o sector.

"A opção pela monocozedura, em oposição à bicozedura actualmente utilizada, será o factor chave de inovação de todo o processo produtivo que, respeitando os padrões de qualidade definidos ao menor custo, é, em termos ambientais, o menos poluente, por ter menor emissão de gases, prevendo-se também uma redução do volume de resíduos sólidos", lê-se no DR.

A empresa prevê atingir uma produção de 30 milhões de peças por ano, num regime de laboração contínua.

O projecto está orientado para a exportação, representando as vendas no mercado externo cerca de 85% a 90% da facturação da empresa.