Mineiro morre em acidente nas Minas da Panasqueira

A vítima foi encontrada inanimada por um colega junto ao veículo com que apanhava minerais do piso no subsolo da mina, na Covilhã, referiu.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A vítima foi encontrada inanimada por um colega junto ao veículo com que apanhava minerais do piso no subsolo da mina, na Covilhã, referiu.

O alerta foi dado pelas 14h30 e fez com que fosse acionado um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estacionado em Santa Comba Dão. No entanto, o óbito acabaria por ser declarado pelo médico que viajava no helicóptero, referiu fonte do Comando Distrital da Operações de Socorro de Castelo Branco.

Os trabalhadores do turno das 15h às 23h não entraram nas galerias em solidariedade com a vítima, referiu José Maria Isidoro à agência Lusa. O corpo foi entretanto transportado para o Hospital da Covilhã, onde deve ser sujeito a autópsia, acrescentou. O funeral deverá ser marcado para quinta-feira.

Representantes do Sindicato Mineiro vão dirigir-se nesse dia, pelas 9h, aos escritórios da empresa para reunir com a administração e discutir o assunto. Segundo José Maria Isidoro, o sindicato já fez vários apelos à empresa para que não permita que haja mineiros a trabalhar sozinhos, como aconteceu com a vítima mortal do acidente desta terça-feira.

“Esta situação não pode ser descurada e deve servir de exemplo para o futuro”, destacou, sublinhando que, num caso destes, uma ajuda mais rápida pode ser preciosa.

Apesar das tentativas, não foi possível falar com a administração da empresa Sojitz Beral Tin & Wolfram, concessionária da mina. De acordo com o Sindicato Mineiro, cerca de 370 pessoas trabalham na Panasqueira. O último acidente mortal aconteceu a 10 de Outubro de 2011 e a vítima foi um trabalhador de 20 anos. Na altura, um inquérito da empresa concluiu que o acidente se deveu a descuido da vítima.