Em dois anos, as lojas online em Portugal mais que duplicaram

Em dois anos, o número de sites com comércio electrónico em Portugal cresceu quase 150%. No entanto, muito poucas empresas apostam em websites

Foto
Em Portugal, existem 17.097 páginas com comércio online Jeni Rodger/Flickr

O número de páginas na Internet com comércio electrónico em Portugal cresceu quase 150 por cento entre 2010 e 2012, para um total de 17.097, revela um estudo da Email Brokers divulgado esta terça-feira. “Em 2010 existiam 7.167 websites portugueses que ofereciam a possibilidade aos internautas de encomentar online. Hoje, há 17.097 websites, ou seja, um aumento de quase 150 por cento em apenas dois anos”, disse à Lusa o director-geral da Email Brokers Ibérica, Joel Machado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O número de páginas na Internet com comércio electrónico em Portugal cresceu quase 150 por cento entre 2010 e 2012, para um total de 17.097, revela um estudo da Email Brokers divulgado esta terça-feira. “Em 2010 existiam 7.167 websites portugueses que ofereciam a possibilidade aos internautas de encomentar online. Hoje, há 17.097 websites, ou seja, um aumento de quase 150 por cento em apenas dois anos”, disse à Lusa o director-geral da Email Brokers Ibérica, Joel Machado.

O estudo, segundo a empresa que se dedica ao marketing interactivo e ao e-mail marketing, foi realizado durante o terceiro trimestre deste ano. Para Joel Machado, “o ano de 2012 irá destacar-se pelo protagonismo ganho pelos TPE [pagamentos eletrónicos] na Internet”. Isto porque mais de um terço (38 por cento) das novas páginas na Internet integram o comércio electrónico nas suas estratégias de desenvolvimento comercial, adiantou.

“Em Portugal, o mercado dos pagamentos electrónicos na Internet é dominado pela PayPal. Para apurar estes dados a Email Brokers analisou 307.091 websites profissionais e comerciais portugueses”, acrescentou o director-geral. Questionado sobre o desempenho do mercado português em relação ao resto da Europa, Joel Machado disse que, actualmente, os quatro países com maior crescimento de websites são a República Checa (11%), França (10%), Portugal (9%) e Hungria (9%).

Empresas "não percebem nada da Internet"

“No entanto, nem todos os aspectos são positivos”, uma vez que “muito poucas empresas dispõem de websites (actualizados ou que cumpram os requisitos) que lhes sirvam de montra, aproveitando assim as oportunidades que lhes oferece o e-commerce [comércio electrónico]”, explicou. Portugal é “o elo fraco da União Europeia nesta matéria: a sua saúde profissional vai continuar a enfraquecer enquanto a Internet não for considerada como um parceiro económico essencial”, defendeu.

Mais dois terços (67%) das páginas electrónicas em Portugal não são actualizadas há mais de um ano, refere o estudo, que adianta que 83 por cento dos sítios portugueses na Internet “não cumprem os requisitos legais”. Actualmente existem 417.653 sítios na Internet em Portugal, dos quais 307.091 são de cariz profissional ou comercial. As páginas de cariz não comercial totalizam os 31.601, enquanto as que são dedicadas ao serviço público ascendem a 7.082. 

O estudo identificou 24.054 blogues e fóruns na Internet e 47.825 websites de cariz privado. A maior parte (95%) das empresas portuguesas “não percebe nada da Internet, nem da economia digital, mas paradoxalmente são das que mais usam as redes sociais”, aponta o estudo. A Email-Brokers adianta que segundo a União Europeia, a economia digital cria 2,6 postos de emprego por cada posto ‘offline’ perdido.