Google prepara-se para lançar aplicação de mapas para iPhone e iPad

Foto
A rivalidade entre o Google e a Apple levou a que esta última criasse os seus próprios mapas Michael Nagle/AFP

Houve muita especulação sobre se e quando o Google lançaria uma aplicação específica de mapas para os aparelhos da Apple.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Houve muita especulação sobre se e quando o Google lançaria uma aplicação específica de mapas para os aparelhos da Apple.

Publicamente, o Google tem tido algumas reservas em afirmar se vai disponibilizar uma aplicação Google Maps para a Apple. Na terça-feira, o presidente executivo do Google, Eric Schmidt, disse que a empresa não tinha feito nada nesse sentido.

No entanto, o New York Times revela esta quarta-feira que o Google tem intenções de criar essa aplicação, segundo pessoas envolvidas no processo de criação do serviço de mapas.

A rivalidade entre o Google e a Apple levou a que esta última criasse os seus próprios mapas, uma novidade do sistema iOS 6, que equipa o novo iPhone 5.

Com base no contrato entre as duas empresas, o Google esperava que os seus mapas ficassem no iPhone por algum tempo e foi apanhado de surpresa quando a Apple decidiu substituí-los pela sua própria aplicação.

Esta decisão da Apple dificulta as relações entre as duas companhias.

Os mapas da Apple foram amplamente ridicularizados, uma vez que não permitem encontrar muitos locais, têm referências incorrectas e outros erros.

O Departamento de Transportes de Washington viu-se obrigado a tweetar que a ponte Tacoma Narrows não tinha derretido, ainda que a fotografia distorcida disponível no mapa da Apple parecesse indicar que sim.