Comissão Europeia aprova injecção de 4,5 mil milhões de euros no Bankia

Foto
O Bankia resultou da fusão de sete caixas de aforro Foto: Sergio Perez/Reuters

A operação será feita através de um aumento de capital a subscrever pelo Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A operação será feita através de um aumento de capital a subscrever pelo Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB).

Num comunicado, a Comissão diz que a injecção “vai restabelecer a sua posição em termos de capitalização e ajudar [o grupo] a aceder a diferentes fontes de financiamento”.

O plano de reestruturação do grupo, elaborado entre as autoridades europeias e espanholas, ainda não está definido. Bruxelas espera que os termos do programa decididos entretanto, para poder aprovar o plano em Novembro.

Nesta altura, ainda não são conhecidos os resultados das auditorias ao sector financeiro espanhol que vão determinar o montante exacto dos fundos necessários para a reestruturação dos bancos. O saneamento bancário insere-se no âmbito da assistência financeira de até 100 mil milhões de euros acordada entre o Governo de Mariano Rajoy e a zona euro.