A alma do The Connect Club

Inês Coelho é a fundadora do The Connect Club, uma rede social em formato de clube privado em que a chave de acesso é ter bons contactos

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Inês Coelho DR

Inês Coelho é a fundadora do The Connect Club, uma rede social em formato de clube privado em que a chave de acesso é ter bons contactos.

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Inês Coelho é a fundadora do The Connect Club, uma rede social em formato de clube privado em que a chave de acesso é ter bons contactos.

A Inês recebe-me em casa em Londres, descalça, com um sorriso. O conceito Connect surgiu da base de dados dela, uma pessoa que sempre esteve ligada ao mundo, e que decidiu que é possível usufruirmos da rede de contactos de cada um na base do “dar e receber”.

É portuguesa, mas cresceu no Rio de Janeiro. Aos 18 anos foi para Inglaterra, onde estudou Fine Arts na Sotheby’s da capital inglesa. “Formei-me em leiloeira de arte... Nunca achei que viesse a ser uma pessoa de relações públicas,” explica. Viveu uns tempos em São Paulo e Nova Iorque, e depois de vários anos a trabalhar nas indústrias criativas, decidiu criar em 2011 uma empresa virtual chamada Connect. “A Connect veio ter comigo. Não foi planeado, foi acontecendo",confessa, agora com 31 anos.

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Para fazer parte do clube é preciso dar e receber, troca por troca

“O que eu fiz foi uma pesquisa de mercado e vi que não havia nada para nós [indústrias criativas],” diz. Arte, fotografia, viagens, moda, design, música — são algumas das áreas que estão ligadas. À medida que a plataforma foi crescendo, tendo ultrapassado os mil membros, a equipa que gere esta espécie de rede social privada viu-se obrigada a adaptar-se. A ideia volta agora (entre Agosto e Setembro), mais dinâmica e interactiva, com um novo nome: The Connect Club. 

Entender a lógica do negócio passa por perceber um critério muito simples: para fazer parte do clube é preciso dar e receber, troca por troca. Assim, cada membro é também um fornecedor de contactos, responsável pela sua própria network, podendo trocar e/ou vender os seus conhecimentos a outros membros através de uma plataforma online organizada. “Fiz um clube de pessoas bem relacionadas para pessoas bem relacionadas,” explica a Inês.

O projecto está em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Nova Iorque e Londres, cidades a que Inês pertence de uma forma ou de outra, seja por motivos familiares ou profissionais. Ao criar a empresa, criou também o blog "CLIP by connect", um diário social onde escreve sobre as suas vivências, muito caracterizadas pelas viagens que faz.

E qual é o truque para fazer bons contactos? “Não abusem da vossa rede de contactos”, aconselha.