Ouro de Kirani James nos 400m é a primeira medalha de Granada

Fotogaleria

"Isto significa muito. Vai ser a loucura em Granada", disse James, citado pela BBC.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Isto significa muito. Vai ser a loucura em Granada", disse James, citado pela BBC.

James, que completará 20 anos em Setembro, é o novo grande nome dos 400 metros, sagrando-se campeão olímpico um ano depois do título mundial em Daegu, na Coreia do Sul.

O atleta é o primeiro não americano a baixar da barreira dos 44 segundos, tendo já o oitavo melhor tempo da história.

O jovem, de 19 anos, é agora apontado como grande candidato a bater o recorde mundial de Michael Johnson (43,18s), que dura desde 1999.

O próprio Michael Johnson já disse à BBC que o caribenho pode "correr muito mais rápido", porque a sua "técnica ainda não é muito boa": "Tenho a certeza de que ele tem o meu recorde em vista. É muito talentoso e tem muitos anos para aprender sobre esta prova", analisou o ex-velocista americano.

A medalha de prata foi para o dominicano Luguelin Santos, com 44,46 segundos, enquanto o atleta de Trindade e Tobago Lalonde Gordon foi medalha de bronze, com um tempo de 44,52 segundos.