Arquitectura: na Alemanha há uma ponte inspirada na LEGO

MEGX, "graffiter" alemão, teve uma ideia para um trabalho diferente e demorou quatro semanas a concretizá-lo. Resultado? Um viaduto que parece feito de LEGO

Fotogaleria

São 250 metros quadrados que antes estavam abandonados e que hoje são atracção turística na Schwersterstrasse, em Wuppertal, na Alemanha.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

São 250 metros quadrados que antes estavam abandonados e que hoje são atracção turística na Schwersterstrasse, em Wuppertal, na Alemanha.

Martin Heuwold, ou MEGX, graffiter radicado naquela cidade alemã, transformou um viaduto, parte de uma antiga linha de comboio convertida em caminho pedonal e de bicicletas, num quadro para amantes de LEGO.

Foram precisas quatro semanas para que MEGX concretizasse aquela que já é considerada, por alguns, como a sua obra-prima. Mas este não é um caso de um graffiti feito à revelia dos cidadãos: Martin foi encorajado pelas autoridades municipais e chegou a ter patrocínios.

Os habitantes de Wuppertal tiveram o privilégio de assistir à transformação do espaço à medida que as tintas de MEGX iam fazendo a sua magia: é que isto é LEGO sem um único tijolo colorido. Com recurso a tintas é criada uma ilusão de óptica que pode (literalmente) fazer parar o trânsito.