João Prata trocou a fotografia pelo seu próprio negócio: uma mercearia fora de horas

Depois de um ano marcado pela falta de trabalho, João Prata achou que estava na altura de partir para outra. Criou o “Mercearia na Hora”, um serviço online de entrega de produtos ao domicílio, entre as 20h e as 4h

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Thristian/Flickr

Aos 42 anos, João Prata viu-se forçado a abandonar a carreira de repórter de imagem que durava desde 1998, mas recusou-se a ficar parado. Em Agosto de 2011, enquanto navegava na Internet, encontrou um vídeo que dava conta do fecho de uma loja de conveniência em Londres, assaltada por altura dos protestos violentos que se abatiam sobre a cidade.

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Aos 42 anos, João Prata viu-se forçado a abandonar a carreira de repórter de imagem que durava desde 1998, mas recusou-se a ficar parado. Em Agosto de 2011, enquanto navegava na Internet, encontrou um vídeo que dava conta do fecho de uma loja de conveniência em Londres, assaltada por altura dos protestos violentos que se abatiam sobre a cidade.

 

A ideia surgiu de imediato: criar um “serviço de entrega de mercearia rápido e com horário nocturno”, indicado, por exemplo, para “quando uma pessoa está em casa e acabou o vinho e está tudo fechado ou não quer sair”. O compromisso com o cliente é de entregar a encomenda em meia hora.

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Inicialmente, João ponderava montar o negócio num espaço físico. Contudo, após “perceber como tudo funcionava em termos de rendas e autorizações”, ficou-se pela presença online, até porque o investimento é mais reduzido.

 

Ainda assim, deparou-se com vários obstáculos na obtenção do financiamento necessário para arrancar com o projecto e o contacto com o DNA Cascais, associação que incentiva o empreendedorismo, não se revelou muito frutuoso. “Disseram-me que se [o projecto] não for na minha área de formação, muito dificilmente me vão emprestar dinheiro”, conta ao P3. “Há pessoas com financiamento próprio que pedem o restante ao banco e mesmo assim não lhes emprestam”, acrescenta.

 

Valeu a João algum dinheiro que tinha investido, permitindo-lhe a aquisição da quantidade mínima indispensável de produtos para pôr em marcha o “Mercearia na Hora”, que abriu “portas” em Dezembro de 2011. “Vou agora de novo tentar o micro-crédito”, diz.

 

O que vende o “Mercearia na Hora”?

Além de produtos de mercearia, os clientes com imprevistos podem encontrar lâmpadas, velas, lenha, comida para cão ou gato, bebidas, produtos de tabacaria e de higiene e farmácia. Mais recentemente, o “Mercearia na Hora” alargou o leque de oferta à custa de parcerias com uma loja de bicicletas e um talho local, mas não só. “Estou em conversações com uma loja de produtos ingleses e uma sexshop”, conta ao P3.

 

“O Mercearia na Hora” faz entregas entre as 20h e as 4h, pelas quais cobra três euros. Para encomendas superiores a 15 euros, o serviço é gratuito.

 

Actualmente, a distribuição de produtos restringe-se ao concelho de Cascais. No entanto, o sucesso da iniciativa leva a que João já pense em expandir a actividade para Sintra e Oeiras. “Ando à procura de colaboradores que tenham um mota, porque é a maneira mais rápida e barata de fazer entregas.”

 

De futuro, quando o ‘Mercearia na Hora’ “tiver um crescimento aceitável”, João Prata pretende que o serviço funcione 24 horas por dia, de forma a proporcionar aos clientes “o que for preciso, a qualquer hora, na sua porta”.