Bruxelas agrava previsão da recessão em Portugal

Foto

Estas previsões, que acabaram de ser publicadas em Bruxelas, são as piores apresentadas até agora em comparação com os prognósticos mais recentes do Governo - menos 3% - e do Banco de Portugal - menos 3,1%.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Estas previsões, que acabaram de ser publicadas em Bruxelas, são as piores apresentadas até agora em comparação com os prognósticos mais recentes do Governo - menos 3% - e do Banco de Portugal - menos 3,1%.

A previsão para Portugal é uma dos piores de toda a União Europeia (UE), só ultrapassada pelos 4,4% negativos previstos para a Grécia – que se seguem a uma contracção do PIB de 6,8% no ano passado.

Esta degradação das perspectivas para Portugal enquadra-se numa revisão em baixa generalizada do crescimento económico tanto nos Dezassete países do euro, como no conjunto dos 27 países da UE.

Para a UE, Bruxelas prevê uma variação nula do PIB (0%), o que representa uma revisão em baixa de 0,6% face às anteriores previsões de Novembro.

Na zona euro, a previsão é mesmo de recessão – menos 0,3% – o que constitui uma degradação de 0,8% face ao previsto há apenas três meses.

Segundo Bruxelas, mau grado esta deterioração da situação, as "incertezas permanecem elevadas", o que deixa implícito um risco de resultados ainda piores. Os riscos têm sobretudo a ver com a crise da dívida soberana que continua a atormentar a economia europeia. Segundo a Comissão "se o agravamento da crise da dívida soberana resultar numa contracção do crédito, poderá provocar uma profunda e prolongada recessão".

Dentro da zona euro, além de Portugal e Grécia, outros seis países estarão este ano igualmente em recessão: Bélgica (0,1%), Espanha (-1%), Itália (-1,3%), Chipre (-0,5%), Holanda (-0,9%) e Eslovénia (-0,1).

Entre os restantes dez países da UE, a Hungria é o único que terá um crescimento negativo de -0,1%.

A Alemanha consegue permanecer em terreno positivo, embora sofrendo uma degradação acentuada da conjuntura, passando de um crescimento da economia de 3% no ano passado para apenas 0,6% este ano. A França passa de 1,7% em 2011 para 0,4 % este ano.