Pescadores dois dias à deriva e sem comer

Fotogaleria

Os homens foram encontrados ao final da manhã de hoje, vivos, a bordo de uma balsa, a 12 milhas (cerca de 22 quilómetros) a norte do cabo Mondego. Os seis tripulantes foram detectados pelo helicóptero da Força Aérea às 11h03 e às 12h já tinham sido resgatados.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os homens foram encontrados ao final da manhã de hoje, vivos, a bordo de uma balsa, a 12 milhas (cerca de 22 quilómetros) a norte do cabo Mondego. Os seis tripulantes foram detectados pelo helicóptero da Força Aérea às 11h03 e às 12h já tinham sido resgatados.

Segundo médicos do hospital de Leiria, para onde foram transportados os seis tripulantes, nenhum deles corre perigo. Todos, com excepção de um, deveriam ter alta ainda nesta sexta-feira. Aquele que irá continuar em observação demonstra perturbações psicológicas. Dentro da balsa de salvamento, na qual sobreviveram dois dias sem comida, este tripulante teve de ser amarrado. E assim continua, dentro do hospital.

Os seis náufragos são homens entre os 40 e os 50 anos. Ainda não se sabe bem o que se passou. Segundo um autarca de Vila do Conde, o mestre da embarcação percebeu de repente que o barco se estava a afundar e só tiveram tempo de entrar na balsa.

Detectados do helicóptero

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Marinha Portuguesa, comandante Alexandre Santos Fernandes, disse que os seis homens foram detectados na balsa salva-vidas pelo helicóptero da Força Aérea que colaborava nas operações de busca e salvamento.

O comandante Santos Fernandes disse ainda que assim que for possível vão falar com os tripulantes para tentar saber o que aconteceu em concreto.

Desde esta manhã que um navio-patrulha prosseguia com as buscas.

O barco de pesca “Virgem do Sameiro” tinha desaparecido na terça-feira ao largo da Figueira da Foz. A Marinha foi alertada às 10h20 de quinta-feira e, de imediato, enviou para o local o navio-patrulha oceânico “Viana do Castelo", um barco salva-vidas e uma embarcação de alta velocidade da Capitania do Porto da Figueira da Foz, com o apoio de um avião da Força Aérea.

Segundo a Marinha, o “Virgem do Sameiro”, registado na Póvoa de Varzim e com seis tripulantes a bordo, um dos quais de nacionalidade estrangeira, estaria em faina de pesca a 16 milhas a oeste da Figueira da Foz quando reportou pela última vez a sua localização.

Depois de saber a notícia o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, congratulou-se com a boa novidade e fez saber que “as Caxinas estão em festa".

A câmara de Vila do Conde também já anunciou ter disponibilizado transporte para que os tripulantes da embarcação "Virgem do Sameiro", resgatados com vida, regressam ainda hoje a casa.

O presidente da câmara de Vila do Conde, Mário Almeida, disse estar disponível para conseguir o transporte desde a base área de Monte Real, Leiria, para as Caxinas.

Notícia actualizada às 12h20 e às 17h31:

Acrescentada, na última actualização, informação sobre o estado de saúde dos pescadores e detalhes sobre a sobrevivência na balsa.