Jesus é o mais apreciado e comentado no Facebook

Jesus Daily é a página do Facebook que regista maior interacção entre os seguidores. Foi criada por um nutricionista

Foto
Jesus é quem mais comentários e “gostos” gera no Facebook DR

Justin Bieber é um fenómeno de popularidade, dentro e fora do Facebook. Os Simpsons, a Coca-Cola e Cristiano Ronaldo também. Mas não há figura pública, programa de televisão, jogo, equipa de futebol, marca ou campanha que mobilize mais os utilizadores daquela rede social do que Jesus Cristo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Justin Bieber é um fenómeno de popularidade, dentro e fora do Facebook. Os Simpsons, a Coca-Cola e Cristiano Ronaldo também. Mas não há figura pública, programa de televisão, jogo, equipa de futebol, marca ou campanha que mobilize mais os utilizadores daquela rede social do que Jesus Cristo.

A religião está a ganhar um espaço significativo no Facebook. Sobretudo o Cristianismo, que tem algumas das páginas com seguidores mais engajados (isto é, que mais vezes “gostam” e comentam os seus posts). Há uma em particular que está a chamar a atenção pelos números de interacção que tem registado: o Jesus Daily.

Criada por um nutricionista norte-americano em Abril de 2009, esta página é há 18 semanas consecutivas a que mais interacção obtém dos seus seguidores, de acordo com o site AllFacebook.

Na última semana, registou mais de 3,4 milhões de "gostos" e comentários. E este é um número notável porque, apesar de o Jesus Daily não ser uma das páginas com mais fãs na rede, é o mais elevado em termos absolutos.

8,4 milhões de utilizadores

O Jesus Daily reúne cerca de 8,4 milhões de utilizadores, muito longe dos 52,1 milhões da página do próprio Facebook (a maior comunidade), dos 46,5 milhões de Eminem ou mesmo dos 33,6 milhões conseguidos por Cristiano Ronaldo. No entanto, nenhum destes três consegue sequer estar nos primeiros 20 com mais interacção.

Aaron Tabor, o nutricionista da Carolina do Norte que gere o Jesus Daily, partilha pensamentos, orações, fotografias, ilustrações, questionários e links – sempre com grande sucesso. No dia 4 de Setembro de 2011, por exemplo, obteve quase 100 mil “gostos” e 5.700 comentários a uma pergunta que é, afinal, uma afirmação de fé: “Alguns cristãos aqui que mal podem esperar para dar a Jesus um grande abraço?”

“Eu quero que seja encorajador”, disse Tabor, de 41 anos, ao The New York Times. “Há tantas pessoas a lutar contra o cancro, a lutar para manter os seus casamentos, para restabelecer relações com os filhos. Há pessoas sem trabalho, no fim da linha, e eu só quero que o Jesus Daily seja um espaço onde estas pessoas possam encontrar encorajamento, independentemente de quais são as suas lutas.”

O conforto da religião pode ser encontrado em várias páginas do Facebook. Na lista que contabiliza o número de interacções, encabeçada pelo Jesus Daily, há mais quatro: The Bible (mais de um milhão de interacções), Dios Es Bueno (750 mil), Jesus Christ (513 mil) e Joyce Meyer Ministries (435 mil).

A lista tem 20 entradas, incluindo as páginas do Barcelona, do Real Madrid, do Manchester United, de Lil Wayne, Nirvana ou Lady Gaga. O segundo classificado, ocupado pelo orador motivacional indonésio Mario Teguh, tem menos dois milhões de interacções semanais do que o Jesus Daily, que continua a crescer. Em sentido contrário, Justin Bieber, uma das estrelas do "ranking" durante muito tempo, tem estado em queda.