Câmara do Seixal comprou em Abril estátua de três mil euros

Foto
A câmara enquadra esta compra “na política de fomento das artes plásticas" Fábio Teixeira (arquivo)

A escultura “Três a Caçar Ninhos” é da autoria de Jorge Pé Curto e integrou a exposição “O Grande Predador”, com pintura e escultura do autor, apresentada nesse mês na galeria municipal Augusto Cabrita.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A escultura “Três a Caçar Ninhos” é da autoria de Jorge Pé Curto e integrou a exposição “O Grande Predador”, com pintura e escultura do autor, apresentada nesse mês na galeria municipal Augusto Cabrita.

Em resposta às questões colocadas por escrito pela oposição socialista, que procurou saber de que escultura se tratava, onde se encontrava e qual fora a razão da sua aquisição, o departamento de Cultura da câmara afirmou que a compra foi feita para “enriquecer o acervo municipal”.

No mesmo documento a autarquia sublinha “a grande qualidade da peça”, acrescentando que o preço pelo qual foi adquirida “representa 50 por cento do valor de mercado da obra”.

Por agora, lê-se, “a peça encontra-se acondicionada na sala de reservas de obras artísticas -- [cujas peças] são pontualmente expostas no âmbito das obras programadas --, uma vez que já esteve exposta em período recente”.

A câmara enquadra esta compra “na política de fomento das artes plásticas implementada pela autarquia desde a instauração do poder local democrático”.

Esta perspectiva conduziu também, acrescenta o documento, à criação de uma “rede de galerias municipais cuja programação regular de exposições visa incentivar os artistas locais e dar-lhes visibilidade, [proporcionando] à população o contacto com obras de artistas reconhecidos”.

No dia 21 de Junho a assembleia municipal do Seixal aprovou a contratação pela autarquia de um empréstimo de quatro milhões de euros para pagar dívidas a fornecedores.