Perfil: novo secretário de Estado adjunto do MAI foi chefe de gabinete de Marques Mendes

Irmão mais novo de José Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social e antigo ministro do Emprego e da Segurança Social no governo de Cavaco Silva, Juvenal Silva Peneda, é casado e nasceu em 1954.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Irmão mais novo de José Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social e antigo ministro do Emprego e da Segurança Social no governo de Cavaco Silva, Juvenal Silva Peneda, é casado e nasceu em 1954.

O novo membro do Governo integrou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e foi responsável do gabinete de cooperação transfronteiriça inter-regional neste órgão.

Trabalhou com Marques Mendes entre 1992 e 1994, quando este foi ministro-adjunto do então primeiro-ministro Cavaco Silva.

Licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Juvenal Silva Peneda é técnico superior da Comissão de Coordenação da Região do Norte desde 1977, tendo sido chefe de divisão de Integração Europeia e director regional de Planeamento e Desenvolvimento da CCDR-N entre 1984 e 1992.

Docente do curso pós-graduação da Universidade Católica em Economia e Direito Europeu (1987-92), foi ainda presidente da Unidade de Gestão do Programa Operacional do Alto Minho – PROAM, 1989 e 1994.

Foi também presidente da direcção do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (1994-97) e coordenador geral da Comunidade de Trabalho Galiza/Região Norte (1994-2002) e da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal – Castela e Leão (1999-2002).

Juvenal Silva Peneda foi igualmente presidente do Conselho de Administração da Sociedade Transportes Colectivos do Porto (STCP) entre 2003 e 2006 e foi administrador do Metro do Porto (2004-2008). Estava na Comunidade Intermunicipal do Alto Minho desde 2008.

Juvenal Silva Peneda será secretário de Estado adjunto do ministro Miguel Macedo, sendo empossado pelo Presidente da República esta quinta-feira, às 17h00, no Palácio de Belém.