PSA Citroën de Mangualde contrata mais 60 trabalhadores

Foto
Nelson Garrido

Elísio Fernandes, administrador financeiro da empresa, em declarações ao PÚBLICO, justifica as novas admissões pelo facto de a empresa, tal como previsto, estar “a desenvolver em pleno” os novos modelos Citröen Berlingo e Peugeot Partner.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Elísio Fernandes, administrador financeiro da empresa, em declarações ao PÚBLICO, justifica as novas admissões pelo facto de a empresa, tal como previsto, estar “a desenvolver em pleno” os novos modelos Citröen Berlingo e Peugeot Partner.

Por outro lado, a fábrica, que ao longo dos últimos meses tem estado a desenvolver o sector das ferragens, está agora em condições de passar a integrar as operações de soldadura que até aqui eram realizadas na fábrica de Vigo, em Espanha. A unidade fabril, ao assumir estas novas funções “contribui para acrescentar valor à produção nacional”, entende o administrador.

Os novos trabalhadores vão receber formação teórico-prática, pelo que só dentro de aproximadamente um mês irão iniciar funções. Os contratos destes novos operários têm a duração de meio ano, mas “a perspectiva é manter estas pessoas, pelo menos, até ao final do ano, dependendo do mercado”, assegura Elísio Fernandes.

A PSA Citröen que, no início do ano, estava a produzir 260 viaturas por dia, aponta actualmente para uma produção diária de 240 carros, um número que a administração espera conseguir manter durante os próximos meses.

Quanto à terceira equipa constituída em Novembro do ano passado “ainda não tem morte anunciada”, assegura Elísio Fernandes. Quando os 300 operários foram contratados para o período nocturno, os administradores da empresa comprometeram-se em manter estes postos de trabalho até finais de Abril. “Agora teremos de ir gerindo de acordo com a procura no sector automóvel ”, reafirma o director financeiro, sem se comprometer com datas, tal como já o havia feito em declarações ao PÚBLICO (edição de 15 de Abril).

Em 2009, devido à crise mundial no sector automóvel, a fábrica reduziu cerca de 500 postos de trabalho, passando a funcionar apenas com duas equipas, mas em Julho do ano passado a administração decidiu repor o terceiro turno.