Mau tempo provoca derrocadas, inundações e queda de árvores na Madeira

Foto
Na cidade do Funchal caiu a parede de uma habitação no Lombo da Quinta PÚBLICO (arquivo)

O aeroporto da Madeira está a funcionar normalmente e apenas de madrugada, devido às chuvas, um avião do Porto teve de divergir para Lisboa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O aeroporto da Madeira está a funcionar normalmente e apenas de madrugada, devido às chuvas, um avião do Porto teve de divergir para Lisboa.

O concelho mais atingido pelo mau tempo é o de Santana, no Norte da Madeira, onde há várias estradas cortadas devido a derrocadas nos locais de Faial, Cruzinhas, São Roque do Faial e Arco de São Jorge, de acordo com um contacto pelas corporações dos onze concelhos da região.

Na cidade do Funchal, a parede de uma habitação caiu no Lombo da Quinta, em São Gonçalo, devido a cedência do terreno, “mas não há danos pessoais”, disse uma fonte dos Bombeiros Municipais do Funchal.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje a Madeira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à precipitação e à intensidade do vento. De acordo com o IM os períodos de chuva ou aguaceiros, poderão ser por vezes muito fortes e acompanhados de trovoada e vento forte com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros por hora nas regiões montanhosas. Este aviso foi activado às 06h00 de hoje e é válido até às 15h00.