Já é possível falar com as Páginas Amarelas no Messenger

Foto
Os resultados das pesquisas surgem na janela de conversação

A nova funcionalidade chama-se Buscas e pode ser adicionada à lista de contactos do Windows Live Messenger como qualquer outro contacto (basta inserir o e-mail buscas@pai.pt).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A nova funcionalidade chama-se Buscas e pode ser adicionada à lista de contactos do Windows Live Messenger como qualquer outro contacto (basta inserir o e-mail buscas@pai.pt).

Uma vez adicionado o contacto, é possível usar a janela de conversação para fazer pesquisas na base de dados das Páginas Amarelas (ou das Páginas Brancas, que listam os números de empresas e particulares). A pesquisa é semelhante à que se pode fazer no site, com recurso a palavras-chave (por exemplo, "hotéis Porto"). Contudo, quem quiser dar um tom mais coloquial à "conversa", pode usar frases completas, como "procuro hotéis no Porto".

O Buscas foi lançado no início do mês em versão beta e conta com cerca de 500 utilizadores registados.

Para além de listar em formato de texto os resultados das pesquisas, o Buscas recorre aos mapas da Microsoft para apresentar ao lado da janela de conversação a localização dos serviços encontrados.

O Messenger da Microsoft é a mais popular aplicação do género em Portugal. Segundo as Páginas Amarelas (que citam dados da analista comScore), dois milhões de pessoas utilizavam em Portugal, de forma regular, ferramentas de conversação instantânea, com o Messenger a conseguir 98 por cento de quota de mercado.

Já o site www. pai.pt regista mais de 3,5 milhões de visitas mensais, gerando cerca de 75 milhões de pesquisas por ano.

Notícia actualizada às 17h54