Força Aérea prevê modernizar 18 caças F-16 até final do ano

A declaração de Nuno Severiano Teixeira foi feita no decorrer de uma visita à Base Aérea n.º 5, em Monte Real, onde parte do programa MLU é executado, na chamada Doca 4.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A declaração de Nuno Severiano Teixeira foi feita no decorrer de uma visita à Base Aérea n.º 5, em Monte Real, onde parte do programa MLU é executado, na chamada Doca 4.

Num pequeno discurso aos militares que procedem à actualização dos aparelhos, o ministro deixou “uma palavra de reconhecimento e apreço pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”.

“É com muita satisfação que vejo a forma como o projecto está a decorrer, apesar das dificuldades iniciais”, disse Nuno Severiano Teixeira durante a deslocação realizada no âmbito de um dia dedicado ao ramo da Força Aérea.

O ministro da Defesa realçou que, desde o início do programa, em 2003, já foram modernizados 15 aviões, prevendo-se chegar ao final do ano com 18. Até final de 2012 deverá estar realizado o trabalho de modernização de 39 aparelhos.

Um despacho publicado em Agosto do ano passado indica que o Governo vai investir mais de 20 milhões de euros na modernização de vários F-16, para aumentar a eficácia das aeronaves em missões de controlo de fronteiras e na fiscalização do espaço aéreo e marítimo. O programa de modernização MLU está a cargo da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.