Saúde: Vídeos mostram na Internet técnicas de socorrismo

Foto
A informação contida nos vídeos não substitui o contacto para o 112 PÚBLICO (arquivo)

"Trata-se de mais uma iniciativa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que se insere dentro do mandato humanitário" e que conta com uma parceria com o portal de Internet SAPO, explicou Ricardo Almeida, director da escola de socorrismo desta instituição.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Trata-se de mais uma iniciativa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que se insere dentro do mandato humanitário" e que conta com uma parceria com o portal de Internet SAPO, explicou Ricardo Almeida, director da escola de socorrismo desta instituição.

O objectivo passa por, "tentar sensibilizar mais a população e a sociedade civil para estas competências que são adquiridas através da formação" desenvolvida nos cursos de socorrismo ministrados pela escola de socorrismo da CVP.

Ao todo, são seis os vídeos disponíveis no portal SAPO, com instruções sobre o que fazer em caso de queimaduras, engasgamento, hemorragias, entre outros, com "conhecimentos acessíveis a qualquer um", que pretendem "demonstrar a simplicidade e a estrutura muito básica deste ensino" que, "através de simples gestos, permitem claramente salvar vidas", afirmou o responsável.

A mesma opinião é partilhada por uma das formadoras dos cursos de socorrismo desta escola da Cruz Vermelha, Teresa Silva, e figurante em alguns dos vídeos disponíveis na Internet.

"Pode-se ver alguns dos procedimentos em situações muito básicas para ajudar alguma pessoa que está em sofrimento ou desconforto, como por exemplo, situações de engasgamento", refere.

Teresa Silva disse ainda que estes vídeos servem para "apelar à atenção das pessoa para a importância desta técnicas e também para a necessidade de procurar informação nesta área e estarem prontas a actuar, sempre que for necessário socorrer alguém".

Porém, ambos salientam que a informação contida nestes vídeos não substitui o contacto para o 112.

"Não substitui de forma alguma, porque estes vídeos pretendem sensibilizar as pessoas para a aquisição destas competências e o facto de qualquer pessoa visitar estes vídeos não lhe atribui competência rigorosamente nenhuma", referiu Ricardo Almeida.

Os vídeos de primeiros socorros estão disponíveis na Internet através dos endereços http://videos.sapo.pt/cruzvermelha e http://saude.sapo.pt/dossiers.

Paralelamente, a Cruz Vermelha Portuguesa, através da escola de socorrismo, ministra vários cursos de primeiros socorros.