ASAE apreendeu 445 toneladas de produtos em três dias de fiscalização

Foto
A operação ocorreu entre as 06h30 e as 08h00 Rui Gaudêncio (arquivo)

Hoje, a ASAE desenvolveu entre as 06h30 e as 08h00 uma "operação de estrada para controlo de géneros alimentícios" junto à Praça das Portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Hoje, a ASAE desenvolveu entre as 06h30 e as 08h00 uma "operação de estrada para controlo de géneros alimentícios" junto à Praça das Portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada.

O inspector-geral da ASAE, António Nunes, adiantou que na operação desta manhã foram levantados até às 08h00 três autos por falta de condições de higiene em produtos vegetais, num total de 40 veículos fiscalizados.

No total da operação, que começou quarta-feira para assinalar o Dia Mundial do Consumidor (que se comemora amanhã), foram fiscalizados 711 operadores, aplicadas 145 contra-ordenações, registados quatro crimes relacionados com produtos sem condições para consumo, cinco detenções e 27 suspensões de actividade, nomeadamente de padarias, pastelarias e interpostos.

Nos três dias de operação, que envolvem 70 brigadas da ASAE, 30 das quais hoje, foram também apreendidos em três dias 445 toneladas de produtos.

A operação, que hoje termina, está a ser realizada a nível nacional e visa padarias e entrepostos frigoríficos. Dada a proximidade com a época da Páscoa, a ASAE está também a fiscalizar as amêndoas e o abate clandestino de animais que normalmente aumenta nesta época do ano.

As operações de hoje estão a decorrer em Lisboa, Porto, Leiria e Faro.