Marítimo vence (3-1) Paços de Ferreira com dois golos de Makukula

Foto
PUBLICO.PT

Makukula, ex-Nastic (Espanha), apontou dois golos e foi sempre um incómodo para a defesa adversária, num jogo também marcado pela boa estreia dos outros reforços da equipa insular.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Makukula, ex-Nastic (Espanha), apontou dois golos e foi sempre um incómodo para a defesa adversária, num jogo também marcado pela boa estreia dos outros reforços da equipa insular.

O Paços de Ferreira apresentava-se na sua máxima força, enquanto a turma orientada por Sebastião Lazaroni tinha quatro baixas: Bruno Fogaça, Djalma e Douglas (lesionados) e Eder Perez (ao serviço da selecção venezuelana).

O encontro começou lento, com os pacences a quererem cortar as linhas de passe dos homens mais avançados do Marítimo, o que não evitou dois remates perigosos de Marcinho e Olberdam, aos quatro e seis minutos, respectivamente.

Quando o jogo parecia ter entrado numa fase de equilíbrio, o Marítimo chegou ao golo, aos 14 minutos, num contra-ataque, com Ricardo Esteve a cruzar com precisão para a cabeça de Makukula, que inaugurou o marcador.

Quatro minutos depois, Fábio Felício quase ampliou a vantagem, através de um livre directo a que Peçanha se opôs com a defesa da tarde, desviando para canto.

O segundo golo do Marítimo surgiu aos 24 minutos, logo depois de Makukula, isolado, ter falhado escandalosamente, ao rematar à figura de Peçanha.

No respectivo canto, a bola não foi aliviada pela defesa nortenha e o central Ediglê (ex-Internacional de Porto Alegre, Brasil), fez um golo fácil.

A segunda parte começou praticamente com o golo dos pacenses, com Dédé a surgir muito bem nas costas da defesa madeirense, a cabecear colocado, sem hipóteses de defesa para Marcos, aos 49 minutos.

Após o golo, o técnico do Paços de Ferreira, José Mota, tentou virar o rumo dos acontecimentos, trocando de ponta de lança (saiu Carioca e entrou Furtado) e fazendo sair o médio Fernando Pilar para a entrada do avançado Edson Di.

As mexidas não surtiram grandes efeitos, com o Marítimo a controlar bem o jogo no meio-campo e a garantir a vitória.

Ficha de jogo:

Estádio dos Barreiros, no Funchal.Assistência: cerca de 3500 espectadores.

Marcadores:

1-0, Makukula, 14 minutos.


2-0, Ediglê, 24


3-0, Makukula, 30


3-1, Dédé, 49


Equipas:

— Marítimo: Marcos, Ricardo Esteves, Ediglê, Antoine Van Der Linden, Evaldo, Olberdam (Wénio, 84), Bruno, Marcinho, Fábio Felício (Luís Olim, 87), Kanu (Márcio Mossoró, 69) e Makukula.(Suplentes: Christopher, Márcio Mossoró, Fernando, Wénio, Luís Olim, Briguel e Ytalo).

— Paços de Ferreira: Peçanha, Ferreira, Kiko, Luíz Carlos, Antunes, Filipe Anunciação, Dédé, Fernando Pilar (Edson Di, 59), Edson (Ricardinho, 76), Cristiano e Márcio Carioca (Furtado, 53).(Suplentes: Coelho, Pedrinha, Edson Di, Ricardinho, Mangualde, Furtado e Tiago Valente).

Árbitro: Carlos Xistra, de Castelo Branco.Acção disciplinar: Cartão amarelo para Kiko (20), Edson (37), Olberdam (39), Ferreira (54), Furtado (64), Evaldo (79) e Dédé (81).