Presidente da República vai condecorar Xutos e Pontapés

Foto
Jorge Sampaio escolheu 38 personalidades e instituições para agraciar nas comemorações do 10 de Junho Manuel de Almeida/Lusa

Os cinco elementos dos Xutos e Pontapés serão agraciados com o grau de comendador da Ordem do Mérito, que distingue "serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas e privadas", numa altura em que comemoram 25 anos de carreira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os cinco elementos dos Xutos e Pontapés serão agraciados com o grau de comendador da Ordem do Mérito, que distingue "serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas e privadas", numa altura em que comemoram 25 anos de carreira.

Além dos Xutos e Pontapés, serão distinguidos com a Ordem do Mérito a especialista em culinária Maria de Lourdes Modesto; o professor universitário e economista Rogério Roque Amaro; o presidente do Conselho Nacional da Fundação Aga Khan em Portugal, Nazim Ahmad; o fundador da associação de língua mirandesa, Amadeu José Ferreira; o fundador da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, José Arruda; o secretário-geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Artur Trindade; e o Comité Português para a UNICEF.

Com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Jorge Sampaio condecorará os embaixadores Vasco da Cunha Valente, Francisco Seixas da Costa, Marcello Mathias e José Gregório Faria Quiteres, e ainda o advogado Miguel Galvão Teles, o ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus Vítor Martins e o ex-ministro Valente de Oliveira.

Seixas da Costa e Vítor Martins foram ambos secretários de Estado dos Assuntos Europeus, o primeiro nos governos socialistas de António Guterres e o segundo durante os executivos sociais-democratas de Cavaco Silva. Luís Valente de Oliveira foi ministro do Planeamento de Cavaco Silva e ministro das Obras Públicas do actual Governo até Abril do ano passado, altura em que se demitiu alegando razões pessoais.

A antiga vice-reitora da Universidade de Coimbra Maria Helena Rocha Pereira será a única distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago e Espada, que premeia o "mérito literário, científico e artístico".

A Ordem do Infante D. Henrique, que distingue "serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, e na expansão da cultura portuguesa" será atribuída a 12 personalidades, em diferentes graus. Raul Solnado, o médico João Lobo Antunes, o empresário Artur Santos Silva e o professor universitário e ex-membro da Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Joaquim Cruz e Silva receberão a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

O pintor Jorge Martins será distinguido com o grau de Grande Oficial. Com o grau de comendador serão agraciados o jornalista Carlos Fino, que se distinguiu pela cobertura da guerra do Iraque para a RTP, entre outros trabalhos; o fotógrafo Eduardo Gageiro; António Reis (a título póstumo), um autodidacta que publicou vários livros de poesia e dedicou a vida ao cinema; Eduardo Martins Serra, director de fotografia cinematográfica; Eurico Carrapatoso, compositor; e Nuno Teixeira Neves, jornalista e professor.

A esquadra de helicópteros 552, que tem desempenhado missões de interesse público no âmbito de operações humanitárias e de paz, incluindo em Timor-Leste, será agraciada com o grau de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.