Inaugurada nova estação da Guarda

Agora, dois anos volvidos, abre finalmente as portas. A obra custou 1,9 milhões de euros e poderá assim contribuir para a melhoria no atendimento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Agora, dois anos volvidos, abre finalmente as portas. A obra custou 1,9 milhões de euros e poderá assim contribuir para a melhoria no atendimento.

O novo edifício, projectado pela empresa Nuno Leónidas - Arquitectos Associados, Lda., conta com uma área aproximada de 1400 metros quadrados, que inclui sala de espera, bilheteiras e posto de informação, bem como áreas de conservação e controlo da circulação da estação. Há ainda espaços reservados ao serviço da imprensa, novas plataformas e coberturas, tendo as passagens inferiores para os cais sido remodeladas. A estação passa agora a dispor de um "interface" rodoviário para autocarros e táxis e um parque de estacionamento com capacidade para 40 veículos ligeiros. Respondendo a um pedido da Assembleia de Freguesia de São Miguel, a Refer aceitou que o velho edifício ficasse imortalizado num painel de azulejos e num conjunto de fotografias.

Embora o edifício da estação tivesse mais de um século de existência, as consecutivas remodelações desvirtuaram-no: primeiro, as obras de electrificação em 1870, e mais tarde as diversas melhorias efectuadas no decorrer dos anos 30, e, por último, as alterações na estrutura interior, já nos anos 80.