Nova grelha da RTP2 com matriz europeia e aposta na cultura

Segundo canal público reposiciona grelha a partir de Janeiro e ambiciona mais audiências.

Foto

A RTP2 lança a sua nova grelha no início de Janeiro, com programação de cultura, conhecimento e cidadania, com conteúdos produzidos em 44 países diferentes mas com uma matriz essencialmente europeia.

A RTP2 anunciou esta segunda-feira a sua nova grelha de programação, a partir do Porto, onde o canal da estação televisiva pública tem agora a sua direcção. Nesta grelha é dada particular atenção à produção nacional e europeia, com programas que procuram ser diferenciadores dos conteúdos difundidos pelas outras estações de televisão, seja por cabo ou em sinal aberto.

“Tivemos a preocupação de ir pescar programas à linha”, diz Elísio Oliveira, director da RTP2, para explicar o cuidado com que a sua equipa seleccionou programas vindos de vários países e culturas.

A nova grelha revela ainda apostas na divulgação de projectos orientados para a promoção e divulgação de jovens e de novos talentos. A programação infantil do canal ocupará uma parte importante das manhãs, ao lado de programas de informação, enquanto as tardes são reservadas para conteúdos centrados em estilos de vida, questões sociais e programas religiosos (que, diariamente, continuam a ocupar uma parte da grelha).

Para o horário nobre, o segundo canal de serviço público aposta em programas direccionados para as famílias, com séries (sobretudo com origem europeia) e formatos de conhecimento e de ciência. As noites de sexta, sábado e domingo serão orientadas para a música nacional e internacional, seja em versões mais ligeiras, ou em versões mais eruditas.

Elísio Oliveira assume a ambição de aumentar significativamente as audiências do canal, reconhecendo que há espaço para cativar a atenção de espectadores que procuram conteúdos diferentes daqueles que as outras estações generalistas apresentam. Por isso, surgem programas como Povo que Ainda Canta, que procura fazer um retrato actual da música portuguesa, nos diferentes registos, ou a transmissão de grandes eventos, especialmente musicais, que revelem o que de melhor se vai fazendo nesta área, ao longo de Portugal.

“Mas a nossa principal preocupação continuará a ser a qualidade", explica o director da RTP2, confessando que essa prioridade se fará sentir nas várias tipologias de conteúdos, desde os programas infantis aos programas de informação.

Na informação, a RTP2 manterá o seu Jornal 2, às 21h00, seguido do programa Página 2, com entrevistas a figuras que se afirmem na actualidade nacional e internacional. O segundo canal público apresentará ainda programas sobre natureza, onde pontifica uma série produzida pela estação, de quatro episódios, sobre a vida selvagem, enquanto nas séries de ficção se destacam Borgen (um drama político, de origem dinamarquesa) e O Paraíso (uma série de época com o selo da BBC).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários