Ruptura de conduta entre barragens cortou estrada na Pampilhosa e inundou casas em Coimbra

As inundações deste sábado no Cabouco, concelho de Coimbra, deveram-se à ruptura da conduta entre as barragens do Alto Ceira e de Santa Luzia, na Pampilhosa da Serra, tendo as águas cortado uma estrada municipal.

O presidente da Câmara Municipal, José Brito, disse à agência Lusa que o rebentamento da conduta libertou uma torrente de água que veio danificar a estrada que passa logo abaixo, que liga as povoações de Camba e Porto da Balsa, obrigando à interrupção do trânsito no local.

O autarca frisou que “não houve qualquer problema” com a nova barragem do Alto Ceira, no distrito de Coimbra, que veio há dois anos substituir outra que existia no mesmo local, tendo o acidente afectado a infra-estrutura antiga que faz o transvase entre esta barragem e a de Santa Luzia, no rio Unhais.

A água é canalizada através de um túnel com quase sete quilómetros de comprimento, o qual rebentou “num ponto em que passa à superfície”, segundo José Brito.

“A situação já está controlada”, disse, às 15h15, indicando que estão no local técnicos da EDP a procurar resolver o problema, bem como bombeiros e responsáveis da Protecção Civil.

Uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra disse à Lusa que o caudal do rio Ceira já está há algumas horas “com tendência para baixar”.

A cheia inesperada do Ceira, junto a Coimbra, inundou 12 habitações e cortou o trânsito na rua e na ponte antiga que atravessam o Cabouco, implicando o desvio da circulação pela nova travessia do rio, ligando a povoação à estrada da Beira (EN 17).

Na zona do acidente, entre Camba e Porto da Valsa, encontram-se seis elementos dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra, com três viaturas, além de agentes da GNR e do segundo comandante distrital de Operações de Socorro.

O gabinete do presidente da Câmara de Coimbra marcou para hoje, às 16h, uma conferência de imprensa "urgente" em que Manuel Machado tomará posição sobre as inundações do Cabouco, na freguesia de Ceira.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários