Video 360

Uma corrida de carros onde não se gastou combustível

Aconteceu esta sexta-feira, no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma corrida de veículos eléctricos apenas movidos a energia solar. A 3.ª edição da corrida Portugal Solar Challenge, organizada pela FCUL, contou com 30 pilotos e 6 carros.

Os 30 pilotos vieram da Escola Secundária de Pedro Nunes, do Colégio Valsassina, do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, do Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel e do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A grande maioria de veículos foi criada pelos alunos do Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente – os responsáveis pela corrida -, mas o Agrupamento de Escolas Monte da Lua e o Instituto Politécnico de Castelo Branco criaram os seus próprios veículos.

O objectivo da corrida era promover a mobilidade sustentável. De acordo com o professor Guilherme Carrilho da Graça, um dos organizadores, a “receita” para fazer o carro movido exclusivamente a energia solar – igual aos que os estudantes competiram - está disponível online e a ideia é que as instituições que venham a participar nas próximas edições da prova criem os seus próprios carros.

Veja mais vídeos PÚBLICO 360º.